Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Equipamentos são essenciais para instalação dos trilhos na via permanente
Chegam a MT equipamentos que compõem trilhos do VLT
Começaram a chegar a Mato Grosso os materiais importados necessários para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.
Fabricados na Bélgica, os Q-tracks são equipamentos essenciais na composição do sistema de instalação dos trilhos, formados por cola, película elec de isolamento energético, borrachas de envelopamento e os pórticos de posicionamento dos trilhos.
Fabricados na Bélgica, os Q-tracks são equipamentos essenciais na composição do sistema de instalação dos trilhos, formados por cola, película elec de isolamento energético, borrachas de envelopamento e os pórticos de posicionamento dos trilhos.
Edson Rodrigues/Secopa
Q-tracks começaram a chegar em Várzea Grande nesta quarta-feira (28)
Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), até o momento, 25% do material já chegaram ao Porto de Paranaguá (PR) e começaram a ser enviados para Mato Grosso.
Como o transporte será feito por meio rodoviário, serão necessárias 125 viagens de caminhão, entre o porto paranaense e a Capital.
De acordo com a pasta, os equipamentos estão sendo armazenados em uma área especial, na cidade de Várzea Grande, que será destinada para o descarregamento de todos os materiais que compõem o VLT.
No local também deverão ser feitos os procedimentos que antecedem a implantação dos trilhos na via permanente, como a instalação da película, o envelopamento (enjaquetamento) e a calandragem (curvatura) dos trilhos.
Edson Rodrigues/Secopa |
Materiais são essenciais para implantação da via permanente do VLT |
Via permanente
Além dos Q-tracks, também integram a estrutura da via permanente as catenárias aéreas (postes de alimentação elétrica dos trens que serão instalados ao longo da via) e os trilhos.
Segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, os trilhos do VLT cuiabano já foram fabricados e serão de dois tipos: “grooved”, produzidos na Polônia, e “vignole”, fabricados na Espanha.
Ao todo, foram fabricados 90 km de trilhos “grooved”, que serão instalados nos 22,2 km de trajeto do VLT e que estão previstos para chegarem em outubro.
Segundo o consórcio, serão fornecidas quantidades extras para ficarem de reserva e serem usados para reposição em caso de possíveis perdas futuras.
Já os trilhos “vignole” serão instalados apenas no Centro de Manutenção e pátio de estacionamento do VLT (antiga Vila Militar, em Várzea Grande). Desse tipo, foram fabricados 10 km de trilhos.
Já 12 dos 40 vagões que compõem o VLT cuiabano já foram finalizados e embarcados da Espanha para o Brasil no início do mês. A previsão de chegada dado pela Secopa é de 60 dias.
Prazo
O consórcio voltou a assegurar que todas as estruturas necessárias para implantação do VLT serão finalizadas em março de 2014.
Edson Rodrigues/Secopa |
25% do material já chegaram em Várzea Grande, segundo o consórcio |
A obra
O VLT irá funcionar em dois eixos em Cuiabá e Várzea Grande, ligando a região do Grande CPA ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon (linha 1 – 15 km) e o Coxipó ao Centro da Capital (linha 2 – 7 km).
A via permanente será implantada no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.
A via deverá ocupar oito metros de largura do canteiro central.
Ao longo de todo o trajeto, serão construídos três terminais de integração e 33 estações, com uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Ao longo dos dois eixos, serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.
Fonte:
Midia News
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/9955/visualizar/
Comentários