Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 16 de Dezembro de 2014 às 08:45
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Reprodução

A CAB Cuiabá, concessionária de água e esgoto da capital, continua liderando as reclamações junto ao Procon Estadual. Só no mês passado, 362 atendimentos para o serviço foram realizados. No total, novembro fechou com um saldo de 1.724 procedimentos administrativos. 


No setor de serviços essenciais, água, luz, esgoto, a CAB sempre tem sido alvo das reclamações dos consumidores, ficando sempre em primeiro lugar dentro do grupo, conforme as divulgações do órgão de defesa do consumidor.

Em comparativo, agosto registrou 332 reclamações contra a concessionária e outubro terminou com 378 atendimentos. Houve um aumento entre agosto e outubro, porém, novembro fechou com a queda de 16 reclamações.

Não muito diferente dos demais serviços oferecidos à população, os chamados essenciais foram responsáveis por 791 atendimentos do órgão.

A família da jornalista Marianna Marimon deve acionar o órgão nos próximos dias, já que é a segunda vez que a empresa cobra pelos serviços de forma equivocada. Segundo Mariana, o valor não corresponde com o consumo coletivo na residência.

“Acontece que a tarifa está sendo feita com base nas duas últimas faturas, sem que aconteça a leitura do hidrômetro”, explicou ao Diário.

Na primeira vez, a CAB foi procurada e a tarifa foi negociada. Agora, eles pretendem buscar providências legais. “Antes da CAB nossa conta era de R$ 60 reais, agora a conta vem mais de R$ 500, não tem trabalho de esgoto, nem a tarifa de 90% está sendo aplicada e o valor é esse absurdo”.

Conforme a assessoria da CAB, quando os técnicos não encontram a família em casa, para realizar a medição do relógio (geralmente instalado dentro da residência), é feita um calculo com base nas duas últimas contas, onde somadas e divididas, apresentam a tarifa referente ao mês.

Caso os moradores não estejam de acordo, uma revisão pode ser pedida por meio da central de atendimento ao consumidor, em seguida, é disponibilizado um relatório com gastos e valores.

No órgão de fiscalização, grande parte das reclamações é referente às cobranças indevidas ou abusivas. Para que esse tipo de situação não volte a acontecer, a CAB está trabalhando em uma padronização.

Segundo a assessoria, todos os relógios serão colocados do lado de fora das residências, para que as leituras sejam feitas em todas as residências.

Foi afirmado ainda, que o bairro Boa Esperança, por exemplo, é um dos com maior incidência de não leitura devido aos relógios instalados para dentro dos portões.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/99185/visualizar/