Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 05 de Dezembro de 2014 às 17:33
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O Consul Boliviano Emilio Tamayo Oblitas esteve reunido na manhã desta 6ª-feira (05), com o Prefeito Fábio Martins. O objetivo da visita é promover uma integração maior entre os dois países, especialmente no intercâmbio de informações.

“Como a busca de estudantes brasileiros por universidades bolivianas é muito grande há esta necessidade de intercâmbio de informações. Muitos profissionais que atuam em Tangará são habilitados na Bolívia e muitos ainda estudam lá. A Bolívia criou universidades muito antes do Brasil e tem um know-how importante”, afirmou Junqueira.

Em entrevista à Rádio Pioneira, o Cônsul destacou que informar os brasileiros sobre a documentação necessária para o trânsito tranquilo na Bolívia é o objetivo principal das visitas que vem sendo realizadas a diversas prefeituras do estado. “Ellos no tienem mucha información desde que viajan aqui de Brasil de los requisitos para sacar la visa, o sacar la tarjeta residencia, o no saben lo que tienen que hacer para obtener un documento”, disse o Cônsul.

Ele explicou que muitos brasileiros viajam sem informações importantes sobre documentos necessários na Bolívia e já no país começam a ter problemas. Um dos propósitos da reunião é coordenar ações com a Prefeitura para enviar toda informação necessária para que os estudantes que já estão no país, ou pessoas que queiram estudar na Bolívia saibam como agir.

Segundo o Cônsul, muitos problemas são evitados quando se viaja com a documentação organizada.

Ele disse que o Governo Boliviano não tem informações exatas sobre o número de estudantes brasileiros no país atualmente, mas tem ciência de que são muitos. O número maior estaria nas cidades de Santa Cruz de La Sierra,

Sabe que são muitos os estudantes que atualmente estão em Santa Cruz, Cochabamba e La Paz. Segundo o Cônsul o Governo Boliviano tem muito interesse em que os estudantes continuem procurando as universidades locais, daí a busca do incremento no intercâmbio com prefeituras de cidades brasileiras. Ele destaca que é parte da obrigação do consulado assistir aos bolivianos que vivem no Brasil e também informar os brasileiros que viajam para a Bolívia sobre o que precisam para não ter problemas.

O Consulado Boliviano instalado em Cáceres tem jurisdição em todo o estado de Mato Grosso.

Reuniões com o propósito de afunilar o intercâmbio de informações já foram realizadas com as prefeituras de Cáceres e Cuiabá e depois de Tangará da Serra o Cônsul irá a outras cidades mato-grossenses.





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/98914/visualizar/