Número de acidentes cai 46 % em Cuiabá após instalação de radares Ciosp registrou 74 acidentes em setembro e 40 em novembro. Radares e lombadas começaram a funcionar em 17 de outubro.
O número de acidentes com vítimas em Cuiabá caiu 46% entre os meses de setembro e novembro, período em que os motoristas da capital passaram a se acostumar com os radares eletrônicos e lombadas nas principais avenidas. De acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), foram registrados 74 acidentes em setembro e 40 em novembro.
No entanto, o valor arrecado em multas ainda não foi divulgado pela Prefeitura de Cuiabá. Conforme dados divulgados pelo órgão, os equipamentos de fiscalização passaram a funcionar no dia 17 de outubro, mês em que o Ciosp constatou uma redução de 28% de acidentes, quando 53 pessoas se envolveram em acidentes na capital. Em setembro, apesar dos radares já estarem instalados, ainda não estavam aplicando multas aos condutores, que recebiam apenas multas educativas.
Conforme a Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito de Cuiabá (Deletran), entre o período de 1º a 16 de outubro, os policiais atenderam a 82 acidentes. Já entre os dias 16 a 31 de outubro, a delegacia registrou 70 ocorrências, já no período em que os equipamentos estavam funcionando.
Ainda conforme dados do Ciosp, a mesma redução foi percebida em casos de acidente sem vítima: setembro (110), outubro (101) e novembro (63). A redução entre os meses de setembro e novembro chega a 43%. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a Avenida Miguel Sutil, principalmente no trecho próximo ao viaduto da Rodoviária de Cuiabá, foi a via em que a redução no índice de acidentes foi mais significativa.
Radares começaram a multar motoristas em outubro,
em Cuiabá. (Foto: Reprodução/TVCA)
Comentários