Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 19 de Novembro de 2014 às 11:30
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


A campanha nacional de vacinação contra Poliomielite e Sarampo recebe mais um reforço neste sábado dia, 22, quando haverá mais um ´Dia D´ com as Unidades de Saúde atendendo ao público das 08h00 às 17h00.

Em Nova Olímpia já foram imunizadas 706 crianças contra a poliomielite, o que representa 51,61% da meta, e 611 contra o sarampo, um índice de 50% do previsto. A imunização contra a poliomielite é destinada às crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já a vacinação contra o sarampo é destinada aos que têm entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Conforme salienta a coordenadora do Setor de Atenção Básica, enfermeira Poliana Sartori, o número de crianças vacinadas está dentro da expectativa da equipe da secretaria de Saúde, e tendo em vista que a Campanha ainda segue até o dia 28, ela acredita que a meta de 1368 (pólio) e 1222 (sarampo) seja atingida. "Até porque teremos mais um ´Dia D´ neste sábado, 22, com as equipes atendendo nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Ouro Verde I e II, São João, Boa Esperança e Centro", diz. Ela ainda informa que durante a semana, as Unidades estão ministrando a vacinação durante o horário de expediente.

POLIO - O último caso registrado de poliomielite (ou paralisia infantil) no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994 o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

A polio é uma doença viral causada pela infecção através do poliovírus, o que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O único método preventivo contra a doença é através da vacina, já que não existe tratamento específico.

SARAMPO - O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará.

Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/98399/visualizar/