Mais de 51 mil gestantes devem ser vacinadas contra coqueluche em MT Meta é do Ministério da Saúde, que passa a disponibilizar doses este mês. Vacina para gestantes entra no Calendário Nacional de Vacinação do SUS.
O Ministério da Saúde passa a disponibilizar neste mês de novembro doses de vacina contra a coqueluche no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com meta de imunizar 51,2 mil gestantes no estado de Mato Grosso. Em todo o Brasil, a meta do governo federal é de vacinar 2,9 milhões de mães.
Causada por uma bactéria, a coqueluche é uma infecção de alta transmissibilidade e que desencadeia complicações como pneumonia, otite, enfisema pneumotórax e outras. Com a vacina, a mãe se protege da doença e passa anticorpos para o bebê até que, após a gestação, ele complete o esquema vacinal definido pelo calendário básico de vacinas do SUS.
Em anúncio da incorporação da vacina contra a coqueluche no calendário para gestantes do SUS, o ministro da Saúde Arthur Chioro enfatizou que os casos da doença no mundo têm aumentado nos últimos anos.
Em Mato Grosso, entre 2011 e 2013, foram registrados 112 casos de coqueluche. Em três deles, os pacientes morreram em decorrência da doença.
Até o momento, a rede estadual de saúde de Mato Grosso já recebeu mais de 19 mil doses do Ministério, que adquiriu quatro milhões de doses para o país inteiro, um investimento de R$ 87,2 milhões.
A vacinação das gestantes visa proteger a elas e aos recém-nascidos. O ideal é que a aplicação seja feita entre a 27 e a 36 semana de gestação, mas a vacina também pode ser realizada até 20 dias antes da provável data do parto.
Comentários