Paciente fica 30h em cadeira após ter infarto em SP Flagrante foi feito no Hospital Dante Pazzanese, referência em cardiologia. Secretaria diz que demora ocorre por causa de reforma em pronto-socorro.
Pacientes esperavam mais de 24 horas, nesta segunda-feira (17), para exame e internação no pronto-socorro do Hospital Dante Pazzanese, uma referência nacional em cardiologia. A unidade é administrada pelo governo do estado e fica na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.
O Bom Dia São Paulo entrou na espera do pronto-socorro e filmou com o celular a situação dos pacientes. Muitos contaram que tinham acabado de sofrer um infarto. E, mesmo assim, esperaram horas, sentados, e em jejum.
As cadeiras da sala de espera eram disputadas no fim da tarde desta segunda. Um homem se preparava para passar a segunda noite aguardando um exame de cateterismo. E não era o único paciente que estava em jejum. Outro homem esperava a terceira cirurgia cardíaca.
Uma idosa de 93 anos só conseguiu a maca depois de 30 horas de espera sentada em uma cadeira. A mulher que a acompanhava contou que a paciente sofreu um infarto e aguardava um exame. Pelo menos 15 pessoas aguardavam leito, internadas no pronto-socorro, nesta segunda. Alguns em macas pelos corredores, outros nas cadeiras mesmo.
A Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo Instituto Dante Pazzanese, disse, em nota, que a demora no atendimento se deve à uma reforma no pronto-socorro. Essa reforma vai abrir 62 novos leitos, totalizando cem vagas na emergência. As obras devem durar mais um ano.
A secretaria disse também que o instituto prioriza os casos graves e nenhum paciente deixa de ser atendido. E que cerca de 80% dos atendimentos no Dante são de baixa complexidade, e deveriam ser tratados em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Comentários