Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Problemas na Petrobrás atrasa obras no prolongamento da Rio Branco
Um problema com o fornecimento de emulsão asfáltica por parte da Petrobrás tem comprometido várias obras em nível nacional. A situação respingou em Rondonópolis e atualmente atrasa a finalização da pavimentação nas obras do prolongamento da Rio Branco, saindo do bairro José Sobrinho até o fim do conjunto habitacional Padre Lothar e que já está parcialmente asfaltada. Segundo o diretor técnico da Coder e responsável pela obra, Frederico Fortaleza, que entrou em contato com representantes da estatal, o entrave ainda não tem data para ser solucionado.
Mesmo aguardando o retorno das atividades normais da principal fornecedora, a Coder continua o trabalho de preparo do terreno, já na altura do Padre Lothar, bem como a instalação de meio-fio na localidade. Em conjunto a isso, já foi parcialmente finalizado o aterro e a canalização do córrego Queixada na saída do bairro, sentido centro. “Ainda falta finalizar e deixar pronto o aterro no sentido contrário – centro/bairro, onde futuramente vai passar a outra pista”, salientou Fortaleza.
O aterro e a canalização com três linhas de tubo de manilha de concreto para fazer a captação de toda a bacia daquela região foi planejado com três metros de altura e deve ser finalizado nos próximos dez dias, segundo estima Fortaleza. O mesmo prazo foi dado pelo engenheiro para que seja preparada toda segunda parte do projeto, até o fim do Padre Lothar, com a necessidade a partir daí só da implantação do pavimento neste trecho para liberação total da avenida à população.
“Já finalizamos o serviço de pavimentação, do trecho que vai desde uma creche, na saída do José Sobrinho, até as proximidades do Padre Lothar – cerca de 600 metros. Falta fazer o primeiro trecho, que passa na lateral do José Sobrinho e já está imprimado, onde estamos aguardando o material. Após isto vamos focar e terminar o segundo trajeto, até o fim do Padre Lothar”, explicou Frederico, citando o traçado total de 1.800 metros.
O projeto desenvolvido na Secretaria de Infraestrutura do Município – Sinfra contempla a instalação de duas pistas na região, conforme explica o chefe da pasta Argemiro Ferreira. “Uma destas pistas, a de sentido bairro/centro, é a que a Coder está executando. Do outro lado, o Município está aguardando a viabilização de um recurso, na qual solicitamos um remanejamento de uma emenda federal”, explicou o secretário.
O recurso citado por Argemiro é referente a uma indicação de R$ 3 milhões, feita pelo deputado federal Homero Pereira, no ano de 2009. A dificuldade atual da prefeitura em poder usar parte deste montante é que ele veio para a pavimentação de outros bairros vizinhos, onde já foi feito o serviço e houve uma sobra. A partir disso, o Governo do Estado, que é quem repassa este dinheiro ao Município, tem de aprovar a mudança e em seguida abrir o processo licitatório. “Estamos aguardando”, resumiu o secretário, lembrando que toda documentação já foi enviada à Cuiabá.
Quanto ao projeto que já está sendo desenvolvido pela Coder, várias ruas que darão acesso da nova Avenida para o bairro José Sobrinho também foram e outras ainda serão beneficiadas com pavimento.
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/9827/visualizar/
Comentários