Piracema nas bacias dos rios Paraguai e Amazonas começa em MT Apesar de proibidos poucos respeitam pela falta de fiscalização.
O período proibitivo de pesca na bacia hidrográfica dos rios Paraguai e Amazonas, em Mato Grosso, começou nesta quarta-feira, 05 de novembro. A proibição possui vigência até 28 de fevereiro de 2015. No dia 1º a Piracema teve início em rios da bacia hidrográfica do Araguaia-Tocantins, no Estado. A pratica da pesca é proibida até mesmo na modalidade "pesque e solta".
Como o Agro Olhar já comentou, durante a vigência da Piracema até 28 de fevereiro apenas a pesca de subsistência será permitida para populações ribeirinhas, com o intuito de garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Segundo determinação do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), será permitida uma cota diária de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescado, desde que seja respeitado o tamanho mínimo de captura exigido por lei para cada espécie.
Nos próximos quatro meses o transporte e a comercialização do pescado proveniente da pesca de subsistência também ficam proibidos.
Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), a reprodução dos peixes ocorre entre os meses de novembro e fevereiro.
Comentários