Jovens de Nova Olímpia são dispensados do Serviço Militar
Jovens dispensados do Serviço Militar de Nova Olímpia participaram na manhã de sexta-feira, 24, da cerimônia de Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes ‘Mané Baiano’ e contou com a presença do delegado da 10ª Delegacia do Serviço Militar da 30ª CSM, capitão Valter Firmino, presidente da Junta de Nova Olímpia, prefeito Cristovão Masson, secretário da Junta de Nova Olímpia, Ernesto Souza Filho, vereador Divino Silvano da Silva, secretários municipais Suzany Passarello (Administração), Marcos Antonio dos Santos Lima (Educação) e Ailton Santiago (Indústria e Comércio), chefe do Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil, Valdeci ‘Braddock’ dos Anjos, servidores municipais e pais dos jovens.
Os jovens que juraram à bandeira estão dispensados de servir ao quartel, mas estão à disposição para qualquer evento quando a Pátria necessitar, conforme destacou delegado do Serviço Militar, capitão Valter Firmino. “O juramento é um compromisso que formaliza a dispensa, mas que indica que, apesar de não fazer parte do quadro de recrutas, o jovem, até completar 45 anos de idade fica a disposição do exército, e poderá ter que se apresentar em caso de guerra ou em defesa da pátria. O juramento indica também que, apesar de não estar no exército, o jovem tem uma função para cumprir perante a sociedade, pois atuará em algum setor da sociedade, e desta forma estará honrando o compromisso assumido perante o Pavilhão Nacional”, disse o capitão.
Para a cerimônia estavam inscritos para receber o Certificado de Dispensa 160 jovens, porém nem todos compareceram. Aqueles que por algum motivo, trabalho ou questões particulares, não puderam comparecer ao evento, poderão procurar a Junta do Serviço Militar, localizada no prédio da Secretaria de Educação (bairro Centro) para buscar informações sobre como proceder para retirada de seus respectivos certificados.
Antes do juramento à Bandeira, que foi realizado ao som do Hino Nacional, todos os reservistas aprenderam alguns procedimentos básicos de um militar. Dentre os procedimentos foram destacadas as posições corretas de sentido, descansar e alinhamento de grupamento. Após o juramento solene, os jovens receberam o Certificado de Dispensa do Serviço Militar.
Comentários