Multas só serão aplicadas após testes Segundo uma portaria do órgão, multas só poderão ser aplicadas aos motoristas se os radares forem considerados aptos a realizarem a fiscalização.
Os equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito já instalados nas principais vias de Cuiabá estão passando por testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo uma portaria do órgão, multas só poderão ser aplicadas aos motoristas se os radares forem considerados aptos a realizarem a fiscalização.
Durante toda esta segunda-feira (8), a coordenação do Inmetro realizou vistorias nos equipamentos já fixados. “O teste deve ser realizado dez vezes em cada radar e existe uma margem de erro para mais ou para menos, para cada tipo de equipamento. Caso não atenda as exigências, uma manutenção ou a troca deverá ser realizada”, explica o gestor regional do Inmentro, Rogério Henrique de Oliveira.
O gestor ressalta que somente após a verificação do Inmetro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) poderá autuar os condutores. “Tanto na área urbana, quanto nas rodovias estaduais e federais, esse tipo de fiscalizadores devem ser certificados. Somente aí é que motoristas poderão ser autuados”.
Até o momento, além da lombada eletrônica na avenida Beira Rio, está em processo final de fixação o mesmo tipo de equipamento na avenida Mato Grosso, em frente ao Colégio Presidente Médici, um radar fixo na avenida Miguel Sutil, e detectores de avanço de sinal vermelho no cruzamento da avenida Isaac Póvoas com a rua Barão de Melgaço e nas avenidas Tancredo Neves e General Mello.
Secretário municipal de Trânsito, Antenor Figueiredo ressaltou que, por enquanto, os motoristas flagrados excedendo o limite de velocidade receberão multas educativas em casa. “A campanha de orientação segue com a fixação de cartazes e entrega de panfletos atentando para que os motoristas cumpram a legislação de trânsito e não excedam o limite de velocidade”.
Trinta câmeras de monitoramento, 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos e 55 detectores de avanço de semáforo devem ser instalados nos próximos meses. “A intenção é que fixemos todos os equipamentos até o final do ano”, finaliza Figueiredo.
Comentários