Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 14 de Junho de 2014 às 15:05
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Com o auditório do anfiteatro do Centro Cultural lotado a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou na noite desta sexta-feira o lançamento do programa Brasil Alfabetizado.

O programa do MEC existe no país desde 2003 e está voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. São atendidas pessoas analfabetas, acima de 15 anos de idade.

O programa já está em andamento e o lançamento tem o propósito de mostrar à comunidade tangaraense o trabalho que vem sendo realizado por 60 alfabetizadores e 11 coordenadores. Em torno de 750 alunos estão inscritos em 70 turmas, 27 na zona urbana e 43 na zona rural do município.

A Secretária Municipal de Educação, Iolanda Garcia afirmou que o número de alfabetizados foi bastante expressivo do ano passado para cá, no entanto pelas estatísticas muita gente ainda não sabe ler e escrever e está fora da escola. “No ano passado 250 pessoas foram alfabetizadas. Neste ano a procura chegou a 770. Um número bastante representativo, mas pelos índices, ainda 5 mil pessoas são analfabetas”, disse.

A primeira etapa do programa, segundo Iolanda, consiste em ter disponíveis os alfabetizadores [professores voluntários] que se dispõe a trabalhar e ir à busca de alunos. “São formadas turmas de 15 alunos que se encontram em casas, igrejas... Com encerramento previsto para o mês de maio de cada ano”, disse a secretária que afirmou ainda que houve um crescimento de alunos neste ano especialmente na zona rural, região do Assentamento Antônio Conselheiro. “O programa foi criado para sanar a dívida social que o governo tem com a sociedade. As pessoas que na época correta não tiveram oportunidade de se alfabetizarem em função de criarem os filhos ou outras questões, podem fazer isso agora”, concluiu.





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/97419/visualizar/