INVESTIGAÇÃO
Blairo é elo entre Ararath e Supremo
O senador licenciado Blairo Maggi (PR) é o elo entre a Operação Ararath e o Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu os mandados de prisão contra o deputado estadual José Riva e o ex-secretário de Estado Eder Moraes. Isso porque o senador republicano também é investigado no inquérito por lavagem de dinheiro que tramita no Supremo.
Ocorre que senadores e deputados federais são beneficiados pela chamada prerrogativa de foro. Por isso, podem ser alvos somente de investigações autorizadas pelo STF.
O inquérito aberto por decisão do ministro Dias Toffoli tramita em segredo de justiça. Com isso, fica vedado ao Supremo e a Procuradoria Geral da República informar os motivos pelos quais Blairo é investigado.
A assessoria de Blairo reiterou que o senador está em viagem ao exterior e que desconhece a investigação. Entretanto, promete prestar depoimento caso seja notificado.
A própria defesa de Riva reconhece que o inquérito está no STF porque envolve o senador. O advogado Rodrigo Mudrovitsch ainda disse que desconhece o teor da documentação e pretende ir a Brasília para consultar os autos.
Três Poderes
A investigação envolve os três Poderes em Mato Grosso. Além das prisões de Riva e Eder, os agentes da Polícia Federal realizaram buscas que envolveram governo do Estado, Assembleia, Ministério Público e TCE.
Prisão de Eder Moraes foi decretada pelo STF porque Blairo é investigado
Comentários