Sejudh realiza campanha de vacinação nas unidades prisionais do estado
A gerência de Saúde do Sistema Penitenciário começou nessa segunda-feira (12.05) a aplicação da vacina contra a gripe nos reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá, Penitenciária Central do Estado, Penitenciária Feminina “Ana Maria do Couto May”, Penitenciária de Sinop e anexo Feminino, Penitenciária de Rondonópolis e anexo Feminino, Penitenciária de Água Boa e seu anexo Feminino. A população reclusa dos estabelecimentos penais de Tangará da Serra e Pontes e Lacerda já receberam a vacinação.
O gerente de Saúde, Hozano Delgado, explica que os detentos das Cadeias Públicas do interior também estão recebendo a vacinação e nesses locais a aplicação é de responsabilidade dos municípios e ocorre por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT) e as secretarias municipais de Saúde.
O secretário da Sejudh, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, diante da importância da vacinação como fator preventivo de doenças, determinou o acompanhamento rigoroso do cronograma de aplicação em todas as unidades penais do estado. "Está é uma rotina para que as doenças não se manifestem em ambientes fechados como os presídios".
Além das unidades prisionais, os servidores da Sejudh irão receber a vacinação da gripe (Influenza) nesta quarta-feira (14.05), das 13h às 15h30 no saguão do prédio sede da secretaria.
O Sistema Penitenciário de Mato Grosso participa de todas as campanhas de vacinação que são disponibilizadas no Brasil, e também é beneficiado com o Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso, do Ministério da Saúde que acontecem em parceria com a União, Estado e Municípios.
VACINAS
As vacinas do calendário nacional aplicadas nas unidades penais de Mato Grosso são Hepatite B; Difteria e Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Influenza sazonal ou gripe; e Pneumocócica – contra infecções causadas por pneumococo.
Comentários