MAIS MÉDICOS: Nova Olímpia recepciona médicos cubanos
Chegaram a Nova Olímpia na tarde de segunda-feira (28) dois médicos cubanos do programa Mais Médicos. Dr. Juan Antonio Gallegos Acosta e Dr. Julio Naranjo Lopez foram recebidos pelo prefeito Cristovão Masson e autoridades municipais. O terceiro médico, Dr. Jozsef Huczman Muños deve chegar nos próximos dias. Também participaram da recepção aos médicos, o vice-prefeito Milton Lopes e esposa Selma Guimarães, o secretário de Saúde Ari Felippi, sub-secretário Argeu de Paula, coordenadora Hospitalar, Elessandra Marques e os vereadores José Pires Neto (presidente), Josimar de Lima e Valmir de Almeida (Tigordo).
Com a vinda desses profissionais, todas as Unidades de Saúde do perímetro urbano serão cobertas com atendimento médico, segundo informou o secretário de Saúde, Ari Felippi. Ele relatou a dificuldade enfrentada pelo município, sobretudo, no sistema de saúde pública e que a chegada dos profissionais estrangeiros somará com os médicos da rede municipal e consequentemente ajudará a melhorar o atendimento à população novaolimpiense.
Ao prefeito, secretário e vereadores, o médico cubano Juan Antonio agradeceu a recepção e disse que ele e o colega Julio Lopez estão prontos para começar a trabalhar com amor e dedicação. Ele comentou que no período de adaptação em Pernambuco havia uma grande expectativa para onde seriam destinados. "Todos os dias olhávamos os editais e quando soubemos que nosso destino era Nova Olímpia, buscamos informações sobre a cidade e a sua população através do site da prefeitura. (...) Estamos aqui para trabalhar por essa cidade que está nos recebendo muito bem", disse o médico que possui grande experiência em saúde da família, humanização do atendimento e prevenção de doenças.
Os profissionais só deverão assumir as Unidades de Saúde da Família do Ouro Verde II e São João, após a liberação do RMS (Registro do Ministério da Saúde) – documento necessário para que os médicos estrangeiros possam atuar no Brasil. Esta permissão será publicada no Diário Oficial da União nas próximas semanas.
Ainda segundo o secretário de Saúde, Ari Felippi nas primeiras semanas, os médicos passarão por uma ambientação na rede municipal de saúde. “O processo de atendimento ao paciente, o modo de dispensação de medicamentos e o panorama da saúde em Nova Olímpia serão detalhadamente apresentados aos Drs. Julio e Juan para que eles possam trabalhar em consonância com as necessidades de nossos pacientes”, destaca o secretário.
Dr. Julio é formado formada há 25 anos e Dr. Juan é formado há 6 anos, ambos tem especialização em clínica geral. Eles são originários da cidade de Santiago de Cuba e nos últimos três anos estiveram na Venezuela. “Estou contente por estar no Brasil. Nova Olímpia é uma cidade especialmente acolhedora e posso dizer que fui bem recebido por todos e já me sinto a vontade para começar a trabalhar”, disse Dr. Julio.
MAIS MÉDICOS - Pelo contrato com o Ministério da Saúde, válido por três anos e renovável por igual período, a Secretaria Municipal de Saúde irá arcar com as despesas de moraria e alimentação dos médicos cubanos, enquanto o governo federal pagará uma bolsa (salário) aos profissionais.
Comentários