Preparados para guerra, índios Kayabi invadem prefeitura de Marcelândia
Cerca de 50 índios da etnia Kayabi pintados e armados cercaram e invadiram na tarde desta terça-feira (15) a sede da prefeitura de Marcelândia, município a 700 quilômetros de Cuiabá, região Norte de Mato Grosso.
Apesar de estarem pintados para guerra e armados com pedaços de pau, machado, arcos e flechas, os índios disseram que estavam ali em missão de paz e que só queriam fazer algumas reivindicações. A negociação durou pouco mais de 02 horas.
Os índios solicitaram a presença do prefeito Arnóbio Andrade (PSD) e de alguns secretários. Dentre as reivindicações estava a exigência da escritura de dois terrenos, um localizado na área urbana e outro as margens do Rio Manito. Segundo o cacique Siraweiuo Kayabi, a regularização desses terrenos é uma promessa antiga. ” São anos de espera. Por diversas vezes reivindicamos a escritura dessas áreas, além de outras melhorias para o nosso povo. Vivemos só de promessas dos gestores, mas hoje aqui o prefeito Arnóbio se prontificou em atender nossos pedidos”, disse Siraweiuo.
Outra reivindicação feita pelos índios foi quanto a criação da secretaria de Assuntos Indígenas, eles exigiram que o prefeito elabore um projeto de lei nesse termo. Segundo o cacique Siraweiuo, a nomeação de um secretário de assuntos indígenas iria facilitar o acesso de nós indígenas com o Poder Público. “Estamos fartos de promessas, em épocas de campanhas prometem tudo e um pouco mais, depois de eleitos eles desaparecem e novamente somos esquecidos”, desabafa o cacique.
Por telefone o Secretário de Gabinete Paulo Maciel, disse a reportagem do Marcelândia News que as duas áreas já foram doadas pela Colonizadora Pronorte e nos próximos dias a prefeitura estará regularizando toda documentação e passando a escritura a Associação Indígena Tapyin. Ainda segundo o secretário todas reivindicações exigidas pelos indígenas serão analisadas.
Comentários