Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 03 de Setembro de 2013 às 16:37

    Imprimir


Os cursos do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) aplicados em Mato Grosso instruíram mais pessoas que em qualquer outro Estado. Até o dia 03 de setembro, foram contabilizados 294 participantes entre os vários módulos aplicados em granjas de todo Mato Grosso durante o ano de 2013. Cidades como Diamantino, Tapurah, Campo Verde e Nova Mutum já receberam etapas do projeto, que é coordenado no Estado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com a Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). O objetivo do projeto é capacitar a mão de obra para criação de suínos.

Mais etapas ainda serão realizadas até o final deste ano. A previsão é de que, até a primeira quinzena de dezembro, os cursos tenham continuação em Campo Verde e Nova Mutum, e sejam iniciados em mais uma cidade, ainda em negociação. A estimativa é que mais 200 pessoas sejam capacitadas até dezembro, chegando a quase 500 participantes. O PNDS teve início em Mato Grosso no começo de junho, quando atividades de capacitação de suinocultores e gerentes de granjas foram realizadas em Diamantino.

“A aplicação desses cursos vem de encontro às necessidades que os produtores de Mato Grosso apresentam em termos de capacitação e melhorias técnicas, e demonstra também aquilo que nós do setor sempre buscamos, que é a melhoria constante da cadeia da suinocultura”, disse o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues. Para ele, o bom número de pessoas alcançadas com as capacitações é um sinal de organização dos suinocultores.

De acordo com o analista do Senar-MT e gestor do PNDS, Wlademiro Silvano Pereira Neto o objetivo dos cursos é treinar a mão de obra disponível para trabalhar em granjas suinícolas e unificar e padronizar os processos produtivos da suinocultura brasileira. "Essa demanda de qualificação surgiu em todos os estados produtores de suínos e o SENAR-MT soma-se ao projeto nacional para atender à cadeia produtiva de suínos do Brasil", pontuou.

Em todo o país o projeto já capacitou mais de mil pessoas desde 2012, em cerca de 100 turmas, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Ceará, entre outros, são alguns dos que também recebem o projeto.
A qualificação dos trabalhadores para a criação dos animais é realizada em seis módulos, que envolvem todo o processo. São 104 horas divididas em maternidade, creche, recria e terminação, fábrica de ração, manejo e produção de suínos e reprodução. Os cursos são de extrema importância para Mato Grosso, que é o quinto maior Estado produtor de suínos no Brasil com um rebanho que oscila entre 1,5 a 1,6 milhões de animais.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/9600/visualizar/