Riva acredita na candidatura de Blairo
O deputado estadual, José Riva, secretário-geral do PSD em Mato Grosso disse que ainda acredita na futura candidatura do ex-governador, hoje senador, Blairo Maggi (PR). O republicano, que por diversas vezes, já descartou encabeçar a majoritária pelo grupo da base aliada ao governo Silval Barbosa (PMDB), começou a repensar seu posicionamento. Essa indefinição, ao menos pública, ocorre por conta da pressão exercida por muitos dos partidos que compõem o grupo político.
Segundo Riva, o grupo acredita que Maggi é o nome mais forte para enfrentar o pré-candidato da oposição, senador Pedro Taques (PDT). Ele pondera que o arco de alianças conta com nomes expressivos, mas avalia que Blairo é o melhor. “Todos os nomes que estão colocados no cenário são bons, mas eu, particularmente acredito no Blairo como candidato”.
O arco conta hoje com a pré-candidatura do vice-governador, Chico Daltro (PSD), do ex-juiz federal, Julier Sebastião (PMDB), o ex-vereador, Lúdio Cabral (PT), o ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá (PR) e recentemente o presidente da Famato, Rui Prado (PSD), que colocou seu nome à disposição.
Passado - Julier e Riva têm embates judiciais antigos. Em 2010, na Operação Jurupari, uma das maiores operações contra crimes ambientais em Mato Grosso, a esposa do deputado, Janete Riva (PSD) foi presa. À época, Janete acusou o então magistrado de perseguição política. Julier naquele ano ensaiava deixar a magistratura e ingressar na vida política.
Por conta das decisões do ex-juiz, que foi responsável por várias prisões de pessoas ligadas a agentes públicos nos últimos anos, a classe política de Mato Grosso se levantou contra o então magistrado. Dezessete lideranças políticas protocolaram em 2010, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma representação solicitando o "afastamento imediato" das funções públicas de Julier.
A maioria dos que assinaram a representação, hoje são do mesmo partido ou fazem parte do arco de aliança. Os deputados federais, Eliene Lima (PSD), Wellington Fagundes (PR) e o presidente regional do PMDB, Carlos Bezerra, o ex-deputado federal, Carlos Abicalil (PT), o deputado estadual, Pedro Satélite (PSD), Silval Barbosa, Chico Daltro e Blairo Maggi. José Riva foi um dos que avalizaram o documento, enquanto presidente da Assembléia Legislativa.
Riva disse que caso Julier seja o nome escolhido pelo grupo, ele não vê problema em apoiá-lo, mesmo com os problemas do passado. “Tudo tem que se separar. Qualquer que seja a decisão que ele deu, foi como juiz. Hoje, a condição dele é outra. Então é necessário separar as discussões. Naturalmente tem pessoas magoadas, assim como com Pedro Taques também, por posições dele no passado. Política é isso mesmo, e tem que se fazer política com bom senso”.
Comentários