Ônibus terão faixa exclusiva
A faixa exclusiva para transporte público, da avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, funcionará completamente a partir do próximo dia 28. Porém, a mudança no trânsito divide opiniões de motoristas e comerciantes, que temem confusão e diminuição dos clientes.
O novo sistema visa priorizar os ônibus e taxis na via, assim como ocorre na avenida Isaac Póvoas. Contudo, os comerciantes temem que o corredor prejudique o comércio da região.
Para o lojista André Márcio, de 28 anos, a escassez de locais para estacionamento é um problema sério na região central da Capital. “Wem estacionamento, as pessoas vão parar de fazer compras aqui e vão buscar outros lugares”.
De acordo com o estudante Júlio Andrade, de 21 anos, a mudança será bem vinda e facilitará muito a vida dos usuários do transporte público. Ele afirmou que o ônibus que faz o percurso entre a faculdade e a sua residência costuma ficar preso no engarrafamento da avenida. “Ficamos uma hora parados ali, quase todos os dias. Agora, não basta criar a faixa, tem que fiscalizar também”.
Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), antes da faixa exclusiva, os ônibus que trafegavam pela avenida Isaac Póvoas percorriam em média, a 13 km/h. Com a implantação da faixa, a velocidade média subiu para 25 km/h. Resultado que deverá ser semelhante na avenida Getúlio Vargas.
Quem trafegar ou estacionar na faixa do lado direito poderá arcar com multa de R$ 52 e perder três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A avenida da Prainha será a próxima a receber a faixa, mas a data ainda não está marcada.
Comentários