Belém alcança meta de vacinação contra HPV
A três dias do fim da campanha de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano) o município de Belém já conseguiu atingir a meta determinada pelo Ministério da Saúde, de imunizar 80% das meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Até esta quinta-feira (10), quando se encerra o período da campanha, mais de 40 postos de vacinação estarão funcionando para atender às adolescentes.
De acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, mais de três milhões de meninas já receberam a primeira dose da vacina contra o HPV. No Pará, 129.843 jovens foram imunizadas, o que corresponde a pouco mais de 53% da meta. Já em Belém, 30.257 adolescentes foram vacinadas, o equivalente a 88,64% da meta determinada ao município.
“Estes dados correspondem às informações de vacinação feitas por cada posto e são inseridos no sistema diariamente, por esta razão os números aumentam a cada dia. A meta estabelecida pelo Ministério era de atingir 80% das jovens, em cada município e, Belém já conseguiu alcançar esta meta, no final da última semana. Até o fim da campanha, esperamos chegar ainda mais próximo de 100% de cobertura”, explicou Nazaré Athayde, coordenadora do programa municipal de imunização.
Para garantir que as meninas sejam imunizadas, a capital dispõe de 45 salas de vacina em Unidades Municipais de Saúde (UMSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs) e outros pontos que estão realizando a campanha. “Esta é uma ação que envolveu segmentos como as associações científicas, universidades, conselhos de classe e toda a sociedade. Todos esses participantes foram fundamentais para que as famílias compreendessem a importância de se aderir à campanha e a recusa foi minoria, que não é representativa”, comemorou a coordenadora.
O esquema da vacina contra HPV é estendido, sendo a 1ª dose administrada nesta campanha, a 2ª será em setembro e a 3ª cinco anos após a primeira. “Lembramos para todas as mães, que as meninas devem dar continuidade ao esquema vacinal, pois apenas com a aplicação de todas as doses irá se atingir a imunidade apropriada”, alertou Nazaré Athayde.
A vacina
A vacina quadrivalente, contra o HPV, confere proteção contra os vírus do tipo 6, 11, 16 e 18, para a prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo de útero, vulva e vagina, relacionadas aos HPVs 16 e 18, e verrugas genitais relacionadas aos HPVs 6 e 11. Mesmo sendo imunizadas, as jovens devem manter relações sexuais seguras, com o uso do preservativo.
Comentários