Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Terça - 08 de Abril de 2014 às 07:23

    Imprimir


Ilustração

Os consumidores em Mato Grosso deverão pagar mais caro pela energia elétrica a partir desta terça-feira (8). O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (7). Nas residências, responsáveis por 99,6% do total de clientes da Cemat (concessionária de energia no estado), o aumento será de 11,16%. Para quem consome a chamada alta tensão, como as indústrias, o reajuste será de 13,2%.

As informações são da Cemat, que disse ainda que o efeito médio para o consumidor será de 11,89%. Segundo a concessionária, o aumento já estava previsto e o item que mais contribuiu no Índice de Reajuste Tarifário Anual foi o custo de compra de energia elétrica

Conforme a Cemat, as poucas chuvas resultaram em níveis abaixo do comum nos reservatórios para esta época do ano e que, por isso, é preciso produzir energia de usinas térmicas no Brasil, que têm custo de produção maior que o das hidrelétricas. Esse fator elevou o preço da energia no mercado de curto prazo (chamado de PLD - Preço de Liquidação das Diferenças), segundo a concessionária.

A Cemat informou também que, assim como muitas distribuidoras, está sem contratos de energia com usinas de geração de energia, por causa da renovação das concessões. As distribuidoras recebem a energia, porém, a conta é baseada pelo preço do mercado (PLD) – o que também causa impacto na conta dos consumidores.

No último mês de janeiro, a Aneel aprovou a transferência da gestão da Cemat para a Energisa S/A, sediada em Minas Gerais (MG).






Fonte: G1MT

Comentários (1) Faça um comentário

  • Alba Pires
    Bela Vista, Arenápolis - MT
    meu DEUS......não basta morar em um País onde se tem a maior carga tributária do mundo, estamos entre os 10 paises onde mais se trabalhou em 2013 só para pagar impostos 2.600 horas só p/ impostos só p/ conta de luz é 45,87%. e agora mais essa....e sabemos que esse dinheiro é pra financiar boa vida p/ corruptos.... até quando vamos aguentar issso????

    Quarta - 09 de Abril de 2014 às 15:23h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/95552/visualizar/