Pré-candidatos ao Senado dizem que disputa por vaga única será acirrada
Os principais pré-candidatos ao Senado, nas próximas eleições, Jayme Campos (DEM), Wellington Fagundes (PR), Nilson Leitão (PSDB) e Serys Marli (PTB) reagiram, alguns com surpresa, outros com naturalidade, aos números da pesquisa do Instituto KGM divulgada na sexta-feira (4) pelo Hipernotícias, pelo Blog do Antero e pela TV Pantanal, canal 22.
O eventual candidato do PMDB, Julier Sebastião, não comentou o quadro apontado pelo instituto. Os números lançam Jayme Campos, que pode ser candidato à reeleição, na ponta com 27,3% na corrida pela única vaga.
Na pesquisa, Jayme é seguido pelo deputado federal republicano Wellington Fagundes, que tem 16,9%. Atrás, pela ordem, vêm o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) com 12,7%, Serys Marli (PTB) com percentual de 11,4% e Julier Sebastião (PMDB), em última posição, com 3,6% das intenções de votos.
Jayme elogiou a iniciativa do KGM, mas destacou que ainda é muito cedo para conclusões. “O quadro ainda não está definitivamente posto, não é ainda um indicativo da posição do eleitorado, mas recebi os números com alegria, pois liderar em todas situações reflete que a população reconhece nosso trabalho”, ponderou. A sondagem mostrando eleitores que não quiseram responder é detalhe fundamental, para ele.
A concepção do deputado federal Wellington Fagundes é semelhante. Ele concorda com a tese de que é um pouco cedo, mas elogiou a primazia do trabalho do instituto. Sobre os indicativos apontados pelo levantamento da KGM, ele observou que há um fator importante na pesquisa. “Noto que os indecisos são quase 30% e quem conquistar essa fatia pode ganhar a disputa”, disse.
Na projeção das intenções de votos do instituto, os entrevistados que não souberam responder ou que não se manifestaram somam 28,1%. “Numa próxima amostragem, os números certamente vão mudar”, previu Fagundes.
Quem esboçou surpresa com os números foi a ex-senadora Serys Marli. “Realmente fico entusiasmada, pois Jayme, Wellington, Nilton e até o Julier têm ocupado o espaço na mídia quase que diariamente, e aparecido sempre falando de seus projetos e trabalho, e eu estou há quatro anos sem mandato e sem qualquer atividade pública”, afirmou ela.
"Particularmente, os indicativos do Instituto, sempre confiáveis, me estimulam a entrar na disputa”, reafirmou, destacando que ao aparecer próxima aos líderes da pesquisa significa que o eleitor considera sua atuação política marcante.
NIlson Leitão, por meio de assessores, considerou o resultado da amostragem "excelente", e, segundo eles, o deputado ficou satisfeito, já que ainda não há decisão sobre sua candidatura e ele apeerece bem.
Assessores do ex-juiz federal Julier Sebastião consultados por Hipernotícias afirmaram que ele não iria se manifestar.
A pesquisa do instituto KGM foi feita em 55 cidades de Mato Grosso, com 1.100 eleitores de variados perfis, nos dias entre 24 e 29 de março e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nº MT – 00010/2014.
Comentários