Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 04 de Setembro de 2013 às 11:18

    Imprimir


A Estrada Reúna, local em que se encontra a Serra Calçada, foi tema da monografia apresentada pelo turismólogo Josoé Alves Olmo, no final do curso de Turismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED). Ao saber da revitalização do local e a construção do ‘Circuito Serra Calçada – Rota Estrada do Rei, caminho dos diamantes’, viu seu trabalho cientifico virar realidade.
“Um termo muito importante no tópico da minha monografia chama-se revitalização, é justamente o que o Governo Municipal está fazendo. Peço que os grupos que organizam as cavalgadas também procurem utilizar esses trechos da Estrada Reúna”, aconselhou.

Josoé, que em 2007 fez a monografia com o tema ‘A importância da revitalização da Estrada Reúna para o desenvolvimento do Turismo na Região Médio Norte – MT’ elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. “Está de parabéns, valorizando o que temos de mais rico que é a história de Diamantino. Lógico que vivemos num país agrícola, mas não podemos deixar a história de lado”, advertiu.

No próximo sábado (07.09) haverá a Caminhada Ecológica na Estrada Reúna, realizada pelo Governo Municipal de Diamantino, que disponibilizará ônibus na Praça Major Caetano Dias, às 8h, para levar os participantes até o local.

- Trecho da Introdução da monografia realizada em 2007
O trabalho hora proposto, tem haver com deslocamento, no século XVIII, onde os mineradores em busca do ouro, que era levado para o Rei de Portugal, passavam pela Estrada Reúna que representava a porta de entrada e saída das áreas exploradas pela corte.

 A revitalização da Estrada Reúna que se localiza no trecho Diamantino–Nobres, tem sua importância no trabalho de reviver a história de Diamantino no início da exploração de ouro e diamante por volta do século XVIII em que os mineradores chegavam nesta região em lombo de burros puxando suas carruagens onde traziam alimentos.

O trabalho de revitalização deste patrimônio cultural poderá funcionar como um incentivo ao desenvolvimento do turismo na região Médio Norte, que tem como potencial turístico os patrimônios natural e cultural.

Com a revitalização da Estrada Reúna, passará a ser transitável, propiciando a realização de eventos, tais como: caminhadas na natureza, cavalgadas etc.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/9544/visualizar/