Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Abril de 2014 às 20:53

    Imprimir


O excesso de chuva em várias regiões do estado, somado ao ataque de pragas e doenças deve provocar a perda de 727 mil toneladas de soja em Mato Grosso. É o que aponta o mais recente boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) que fez a revisão para baixo da estimativa de produção da oleaginosa no estado.

Em fevereiro, o Imea projetava que os sojicultores mato-grossenses colheriam neste ciclo 26,8 milhões de toneladas do grão. No novo boletim, essa estimativa foi reavaliada para 26,1 milhões de toneladas.  A estimativa de produtividade também foi revista, passou da média de 54 sacas por hectare para 52,4 sacas por hectare

O Imea, entretanto, ressalta que mesmo com essa expectativa de produção em parte frustrada, que o estado deve aumentar na safra 2013/2014 sua produção em 10,54% em relação ao ciclo 2012/2013, quando colheu 23,6 milhões de toneladas.O instituto aponta que a queda de 1,6 sacas por hectare na média do estado foi impactada principalmente em razão das perdas sofridas nas regiões Oeste e Médio-Norte, que sofreram perdas de 2,9 sacas por hectare e 2,4 sacas por hectare, respectivamente, em relação a projeção anterior.

A safra recorde deverá corresponder a 30% da produção nacional, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).






Fonte: Agrodebate

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/95395/visualizar/