Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Quarta - 04 de Setembro de 2013 às 14:31

    Imprimir


A Delegacia da Polícia Civil de Jaciara, cidade que fica a 148 quilômetros de Cuiabá, está com falta de estrutura e profissionais. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Poder Judiciário, cerca de mil inquéritos policiais estão acumulados porque as investigações não avançam. Desse total, 300 estão na promotoria de justiça com pedido de prorrogação de prazo. A cidade possui pouco mais de 25 mil habitantes.

Segundo o juiz José Eduardo Mariano, o município tem apenas um delegado, seis investigadores e um escrivão. “Nós não podemos hoje buscar um procedimento para solucionar os casos porque além de precisarmos de materiais também necessitamos do trabalho humano”, mencionou.

“Crimes como homicídios, estupros, roubos de carretas e tráfico de drogas estão sendo arquivados sem conclusão. E alguns desses casos aconteceram há mais de 10 anos”, disse o promotor de justiça, Milton da Silveira Neto.

Conforme o juiz, uma solução que poderia desafogar o trabalho da Polícia Civil ,seria aumentar o número de efetivos e também passar as investigações de crimes de menor potencial ofensivo para a Polícia Militar.

O MPE e a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fizeram um levantamento para verificar como estava a estrutura da delegacia. “A falta de investimento é que tem deixado a polícia nessa situação. Tivemos casos de a Promotoria de Justiça e a OAB ter que doar papel para impressão dos processos”, afirmou Claudinez da Silva Pinto, presidente da subseção da OAB.

Solução
Ainda conforme o promotor de justiça Milton da Silveira Neto, o MPE enviou um ofício para a Secretaria Estadual de Segurança para pedir reforços. “Nós enviamos um ofício para o MP porque estamos em uma cidade que precisa de melhorias e uma reestruturação na delegacia. E a população também tem o direito de saber das respostas que necessitam”, concluiu.

Em nota, a assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Estado, informou para a TV Centro América, que ainda não recebeu o documento.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/9535/visualizar/