Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 01 de Abril de 2014 às 10:38

    Imprimir


O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), encaminhou Moções de Congratulações a nove personalidades mato-grossenses que de alguma foram construíram histórias no Estado. Entre os agraciados está o professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), poeta, escritor e médico, Ivens Cuiabano Scaff. Ele, que na última terça-feira (25) foi consagrado como o mais novo imortal da Academia Mato-Grossense de Letras, ocupando a cadeira de número sete.

Ivens foi criado no bairro do Porto, na Capital. Ao longo dos anos dedicados a literatura, já publicou oito livros, sendo que seis deles são infanto-juvenis. Uma de suas obras mais comentadas é “Kyvaverá” (nome usado pelos indígenas para identificar o rio que banha a antiga Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá), dedicado, segundo o autor “[...] a todas as pessoas a quem a simples menção do nome Cuiabá evoca vibrações felizes em seus corações [...]”.

Segundo o deputado, o reconhecimento se deve ao fato de Ivens “contribuir de maneira impar com a história, com a cultura, com a poesia e a arte de nossa querida Cuiabá, e ainda, inserir e engrandecer nosso Estado no cenário nacional da literatura. Por isso, o nosso respeito, admiração e consideração”, destacou o primeiro-secretário.

Outra personalidade é o ator e produtor cultural, Amaury Tangará, reconhecido pelos serviços prestados em nome da cultura de Mato Grosso e pelos 25 anos de apresentações da peça teatral “Cafundós – Onde o vento faz a curva”, peça que fez muito sucesso e que foi apresentada em várias cidades do Estado e do Brasil, além de outros países a exemplo de Portugal, Espanha, Equador e Moçambique.

Convém ressaltar, que os mitos, as lendas e as tradições do Pantanal de Mato Grosso são os principais ingredientes do espetáculo que ganhou o mundo, no qual o “contador de causos”, Amauri Tangará passa em revista o fantástico imaginário cultural do interior do Brasil e mostra aos espectadores a riqueza da cultura mato-grossense.

O auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Reinaldo Thommem também foi lembrado por Savi, em razão do lançamento do livro “O lado pitoresco das auditorias”. O autor da obra é graduado em Administração, pela UFMT e ganhou destaque como servidor público do quadro do TCE, onde há 27 anos atua como Auditor Público Externo, adquirindo ao longo do tempo muitas experiências nas inspeções realizadas “in loco” nos municípios do Estado, o que possibilitou catalogar vários relatos que resultou na publica de seu livro.

O artigo “80 anos do Mixto Esporte Clube”, publicado no dia 19 deste mês, rendeu Moção de Congratulação ao professor doutor em Direito, Benedito Pedro Dorileo. Na justificativa da moção, o deputado cita trecho do artigo em que diz: “O octogenário do Mixto Esporte Clube, neste ano da Copa do Mundo em nosso país, clama por apoio dos torcedores, do poder público, das empresas, para que façam retornar os tempos áureos do futebol mato-grossense”.

Sobre o trecho, Savi observa que “basta apenas um único parágrafo do artigo para conhecer a história Mixto Esporte Clube que marcou a população cuiabana e todo o Estado de Mato Grosso, pela garra, determinação dos seus fundadores e acima de tudo pelo amor ao esporte. Parabéns pelo brilhante artigo, esta Casa de Leis se orgulha por prestar esta homenagem ao Mixto Esporte Clube, e em especial ao Dr. Benedito Pedro Dorileo, pela belíssima contribuição à leitura mato-grossense”, comentou o deputado.

Outro artigo que chamou a atenção do parlamentar foi “A Noite em que entendi a beleza do sacerdócio”, de autoria do pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Pe. Luilson Savio Lebre Pouso da Silva, publicado na “Histórias em Branco e Preto”, de Fernando Morales. Em um dos trechos de seu artigo, o pároco destaca “Simplesmente por ser sacerdote e ir ao encontro de pessoas necessitadas em uma situação difícil, pude contribuir na transformação deste momento de desespero em esperança, de temor em confiança, pude levar alegria em um momento de tristeza”.

Na opinião do deputado, são palavras de quem testemunhou em um momento de sofrimento a transformação das pessoas oferecendo apenas conforto com suas palavras. “Parabéns ao padre Luilson, pelo importante artigo, razão pela qual esta Casa de Leis jamais poderia deixar de prestar merecida homenagem a quem vivencia a palavra para transmitir encorajamento e confortar os corações dos aflitos”, considerou.

A honraria também se estendeu a dona Conceição e ao seo Elias e demais festeiros das festas de São Sebastião, São José, Santa Luzia e São Gonçalo, festejos ocorridos no mês passado. “As manifestações populares de natureza folclórica e religiosa do povo mato-grossense são por demais conhecidas e reconhecidas como relevantes no processo de formação histórica e cultural do Vale do Rio Cuiabá, haja vista que tais mostras são primordialmente fundamentadas nas tradições mato-grossenses preservadas de geração em geração”, considerou Savi.

A Assembleia Legislativa, por meio do deputado Mauro Savi também encaminhou Moção de congratulação à Mitra Arquidiocesana de Cuiabana, representada pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton A. Santos. O reconhecimento se deve ao fato do tema escolhido pela confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a campanha da fraternidade 2014, denominada “Fraternidade e Tráfico Humano”.

O tema discutido retrata uma realidade defendida pela CNBB, que alega que as pessoas, geralmente, são atraídas com falsas promessas de melhores condições de vida em outras cidades ou países e ali são cruelmente usadas e escravizadas, gerando fortunas para consciências inescrupulosas e vorazes. Destacando ainda, que a maioria das pessoas traficadas vive em situação de pobreza e grande vulnerabilidade.

Segundo o autor da Moção, “o tema da Campanha da Fraternidade, a saber, o Tráfico Humano, também nos sensibiliza, prova disso são as várias matérias já apresentadas e apreciadas neste Parlamento. Vamos atender o chamamento da CNBB e fazer a nossa parte”.

A tradicional loja especializada em roupas masculinas, Casa Prado, representada por seu diretor comercial, Geraldo José Z. Prado também recebeu os préstimos da Assembleia Legislativa, por meio do deputado Mauro Savi, por ocasião das comemorações dos 59 anos de fundação do estabelecimento em Mato Grosso. A Casa Prado teve o inicio das suas atividades no dia 11 de Fevereiro de 1955 e seu primeiro endereço comercial foi na Praça da Republica, nº 78, centro de Cuiabá, onde permaneceu por dezesseis anos. Posteriormente, suas instalações foram transferidas para o Edifício Palácio Do Comercio, também no centro da capital.

Já em 1989 foi inaugurada a segunda loja da rede, esta localizada nas dependências do Shopping Goiabeiras. De lá para cá outras lojas foram implantadas; uma no Shopping Três Américas, uma no Rondon Plaza Shopping na Cidade de Rondonópolis (2001), uma no Shopping Pantanal (2004) e a última, fora do Estado, inaugurada em Porto Velho (em 2013), Estado de Rondônia.

“Não temos duvida de que o Sr. José Rodrigues Prado foi um visionário da sua época, pois foi, a Casa Prado, a 1º loja de Mato Grosso com roupas “exclusivamente’’ masculinas. Até os dias atuais é líder no mercado da arte de bem vestir os mato-grossenses, como se não bastasse, a empresa através da 2ª e 3ª geração de seu fundador, tem contribuído, ao longo destes 59 anos, para o crescimento econômico da nossa região com a geração de vários empregos diretos.






Fonte: AL/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/95258/visualizar/