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Política
Quarta - 04 de Setembro de 2013 às 16:22

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Considerada a primeira obra do pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser entregue à população, o Viaduto da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) deu início, na terça-feira (3), à retirada do cimbramento (estrutura metálica utilizada para suporte provisório) da obra.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), novas interdições deverão ser feitas na via a partir das 22h desta quarta-feira (4) e durante as próximas duas noites, para retirada das armações instaladas na pista que faz o sentido Centro-CPA, e que hoje é constituída de duas faixas estreitas.

Iniciada em janeiro deste ano, a obra estava com os serviços concentrados na execução final da terraplanagem da cabeceira da pista (terra armada), que permite o acesso dos carros ao viaduto e se prepara, após a retirada do cimbramento, para a diminuição do canteiro de obras.

As lajes também já foram concretadas e as equipes de engenharia estão iniciando os trabalhos de terraplenagem e pavimentação das vias marginais, embaixo do viaduto.

Na sequência, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, deverá dar início às obras complementares no elevado, como a execução da pavimentação do trecho comprometido na Avenida do CPA e da pista de rolamento do próprio viaduto e das sinalizações verticais e horizontais na obra.

Atualmente, cerca 50 homens estão trabalhando nessa frente de obras, em turnos diurno e noturno.

A obra


O elevado terá formato de ferradura e ganhou o nome de “Viaduto da Sefaz” em razão de ser localizado em frente à sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
 

Pedro Alves/MidiaNews

Via precisará ser interditada para retirada de estruturas metálicas

Parte integrante do eixo do VLT que irá ligar o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao CPA, na Capital, a obra terá 278 metros de extensão e deverá amenizar o tráfego na região, por onde passam aproximadamente 2,7 mil veículos por hora/sentido, em horário de pico.

Como se trata de uma obra apenas rodoviária (sem trilhos), o viaduto será constituído de duas faixas de circulação em apenas um sentido, sendo usado como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político Administrativo (CPA).

O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura.

Já o VLT passará por baixo do elevado, na via permanente que será implantada ao longo da Avenida do CPA.

Novo modal


As obras do VLT estão sendo executadas na Grande Cuiabá pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

O Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, está incluso no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.

Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

O prazo para conclusão da obra encerra no dia 13 de março de 2014, três meses antes do início da Copa do Mundo em Cuiabá.





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