Apagão afetou mais de 140 mil casas em duas cidades de MT
O apagão deste final de semana em Cuiabáafetou mais de 140 mil casas de moradores de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, a 65 km da capital. A assessoria da Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat) informou nesta segunda-feira (31) que a falta de energia foi causada pelo rompimento de um cabo de alta tensão de duas linhas entre as cidades citadas. A unidade estima que 141.847 residências foram afetadas.
O problema foi registrado no início da noite de sábado (29) na linha da Usina Casca 3, emChapada dos Guimarães, até a subestação do Bairro Barro Duro, em Cuiabá. A Cemat também registrou um defeito interno da subestação de Chapada, que teria sido causado por uma descarga atmosférica
A série de ocorrências provocou o desligamento das subestação Barro Duro e transformadores das regiões dos Bairros Cidade Alta, Coxipó e Centro Político Administrativo (CPA). Para os bairros Coxipó e Cidade Alta, a Cemat diz que a interrupção durou 10 minutos. O transformador do CPA foi normalizado às 20h56.
Já para os bairros da região do Bosque da Saúde, Canjica e Lixeira, a interrupção durou cerca de uma hora. Ainda de acordo com a Cemat, em cerca de uma hora, 67 % dos clientes já tinha a energia elétrica restabelecida.
Em Chapada dos Guimarães, o fornecimento foi normalizado por volta de 23h [horário de Mato Grosso].
Comentários