46 candidatos disputam a presidência da Ucrânia
A comissão eleitoral ucraniana anunciou nesta segunda-feira que 46 candidaturas foram registradas para a eleição presidencial de 25 de maio, incluindo o magnata Petro Poroshenko, líder nas pesquisas, e a ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko.
A lista, publicada após o fim do prazo para a apresentação de candidaturas no domingo, inclui muitos "candidatos pequenos". Entre eles está o representante do Partido Ucraniano da Internet, Darth Vader, que geralmente comparece à Praça da Independência de Kiev com a máscara e a capa do personagem de Guerra nas Estrelas.
Um dos líderes da comunidade judaica ucraniana, Vadim Rabinovich, também é candidato.Mas a lista pode ser reduzida após a análise das candidaturas, que deve terminar em 4 de abril.
A campanha ganhou força na quinta-feira com o anúncio da candidatura de Timoshenko, que aos 53 anos parece decidida a obter uma revanche da derrota de 2010 para Viktor Yanukovtch, destituído em 22 de fevereiro.
Na sexta-feira, o favorito nas pesquisas apresentou sua candidatura, o empresário Petro Poroshenko.
O império financeiro do magnata, o único oligarca que apoiou de maneira aberta a oposição pró-Ocidente contra Yanukovych, vai do chocolate aos meios de comunicação.
No sábado ele recebeu o apoio do boxeador Vitali Klitschko, que disputará a prefeitura de Kiev.
Em situação ruim nas pesquisas, o Partido das Regiões de Yanukovytch anunciou Mikhailo Dobkin, ex-governador da região de língua russa de Kharkiv (leste), como candidato.
Vários representantes do partido também anunciaram candidaturas, sem o apoio oficial da formação, como o ex-vice-primeiro-ministro Yuri Boiko.
Do lado dos nacionalistas pró-Europa, o partido Svoboda apoia a candidatura de seu líder, Oleg Tiagnibok, enquanto o grupo radical paramilitar Pravy Sektor anunciou o nome de Dmitro Yarosh.
Comentários