TCE mediu andamento do pacote de obras no mês de julho em Cuiabá. Sem contar a Arena, avanço foi de apenas 5,94%.
TCE-MT aponta que 19 obras da Copa estão atrasadas na Grande Cuiabá
Ao menos 19 obras que integram o pacote de projetos de preparação de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, para a Copa de 2014 estão atrasadas, conforme o último relatório extraordinário de medição dos empreendimentos publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quarta-feira (4). O conselheiro relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Antônio Joaquim, disse que o número se refere à análise feita em 26 obras até o dia 31 de julho, excluindo do relatório a obra da Arena Pantanal que, segundo ele, será feita uma auditoria "in loco" e os dados serão apresentados no dia 16 de setembro.
Com 960 metros, obra da Jurumirim é a maior trincheira conhecida como "Trincheirona"
(Foto: Assessoria/Secopa)
A assessoria de comunicação da Secopa informou que o relatório do TCE-MT é um instrumento de apoio para a pasta. Informou também que todas as medidas necessárias de acompanhamento estão sendo adotadas para garantir o andamento das obras.
Foram vistoriadas obras do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, do Aeroporto Marechal Rondon, da implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo, das obras dos dois viadutos, quatro trincheiras e três pontes, além de duplicações, restaurações e pavimentações de vias públicas. Do total dos 26 projetos analisados, oito apresentaram atraso de até dois meses, sete estão com atrasos entre 60 e 180 dias, e quatro obras possuem atraso superior a 180 dias.
Dentre as obras apontadas como a de maior atraso está a construção da Trincheira Jurumirim, cuja medição prevista era de 96,16% e alcançou apenas o percentual de 57,09% de execução. A implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá atingiu 37,98% de execução, quando era previsto para o prazo: 68,99%. Contudo, o relator apontou atraso crítico na obra de construção do Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari que só atingiu 17,48% de andamento e deveria estar com 74,97% da obra executada. Da mesma forma está o Centro Oficial de Treinamento da UFMT, essencial para a realização da Copa do Mundo.
Já as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está com 37% das obras em andamento. "O que se nota é que não houve muitos avanços e nem atrasos extraordinários”, pontua o conselheiro. No andamento geral, com exclusão da Arena, o conjunto de construções lançadas para a Grande Cuiabá avançou apenas 5,94% no mês de julho e serviu de alerta para o governo. “logo é necessário reiterar o alerta que vem sendo emitido por este Tribunal acerca da necessidade de incremento no ritmo da execução dos serviços”, observou Joaquim.
As empreiteiras contratadas pelo governo do estado para a construção do pacote de projetos executaram apenas 37,43% das obras lançadas faltando concluir 62,57%. Excluindo-se a implantação do VLT, o percentual passa para 35,43%, de acordo com o TCE.
Comentários