Professores fazem assembleia geral para discutir rumo da greve em MT
Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, devem participar de uma assembleia na manhã desta terça-feira (25) para discutir os rumos da greve da categoria. Os profissionais também vão avaliar o termo de conciliação, feito em uma audiência com a Prefeitura de Várzea Grande na última sexta-feira (21). Os professores estão em greve desde o dia 17 de fevereiro.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep-VG), cerca de 300 educadores devem se reunir às 8h30 [horário de Mato Grosso] na Escola Licínio Monteiro. Na sexta-feira, representantes dos docentes e da Secretaria Municipal de Educação fizeram uma reunião que resultou na assinatura de um acordo.
“Vamos avaliar o termo de mediação. Apesar de ser um documento fraco, que ainda não representa toda a reivindicação da categoria, é um passo para um novo patamar de negociação. A categoria entende que já é uma conquista”, comentou ao G1 o presidente do Sintep-VG, Gilmar Soares.
O documento, intermediado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, prevê que os professores recebam, a partir de maio, um aumento salarial de 16,32%. No mesmo acordo, a prefeitura se comprometeu a fazer um cálculo das perdas financeiras da categoria desde 2010, além de apresentar um plano que compense o prejuízo.
Em greve desde o dia 17 de fevereiro, o sindicato cobra a reestruturação do Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), a revisão salarial, o pagamento de férias e a concessão de licença-prêmio.
Comentários