Ministro da Defesa da Russia inspeciona instalações militares na Crimeia
O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Choigou, chegou hoje (24) à Crimeia para inspecionar as instalações militares. A visita acontece no mesmo dia em que o presidente interino da Ucrânia ordenou a retirada das tropas baseadas na península para o interior do país.
O ministro é a primeira autoridade do primeiro escalão do governo russo a visitar a Crimeia, desde a sua anexação pela Rússia. Ele se encontrou com oficiais ucranianos que decidiram passar para o lado russo do conflito e lhes garantiu todas as vantagens sociais dos militares russos, podendo servir em todas as regiões do país.
A crise envolvendo a Ucrânia e a Rússia, considerada a mais grave da região desde a Guerra Fria, será discutida hoje em Haia, na Holanda, por líderes do G7, paralelamente à 3ª Cúpula sobre Segurança Física Nuclear, que também conta com a participação do Brasil, representado pelo vice-presidente Michel Temer.
Autoridades da Ucrânia e Romênia alertaram na semana passada que a Rússia não se contentará com a anexação da Crimeia e pediram ajuda internacional para se preparar para o “próximo passo” russo. Eles pedem a atuação das forças da Organização do Tratado do Atlântico (Otan), aliança militar intergovernamental com quartel-general em Bruxelas, na Bélgica, e que pode responder a um ataque russo caso seus Estados-membros concordem.
Comentários