Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 05 de Setembro de 2013 às 20:19

    Imprimir


 

Focos de queimadas tomam conta de parte da área desde o mês passado (Foto: Centro Especializado Prevfogo/ IBAMA.)Focos de queimadas tomam conta de parte da área desde o mês passado (Foto: Centro Especializado Prevfogo/ IBAMA.)

Foram identificados por peritos do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), ligado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cinco incêndios criminosos na terra indígena Marãiwatsédé, no município de Alto Boa Vista, a 1.064 km de Cuiabá. O coordenador nacional do Prevfogo, Rodrigo de Moraes Falleiro, disse nesta quinta-feira (5) que voltaram a surgir mais focos de queimadas na região. No mês passado, o fogo destruiu cerca de 160 mil hectares da terra indígena.

 

Para garantir a segurança dos 40 brigadistas do Ibama que atuam no combate às chamas , foi solicitado reforço de agentes da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso. Até as 15h [horário de Mato Grosso] ninguém havia sido preso. Segundo Falleiro, foram encontrados pedaços de bambú com gasolina, que possivelmente teriam sido utilizados para atear fogo, configurando o crime, porém, ainda não foram identificados os responsáveis.

"A polícia está fazendo rondas para evitar novos incêndios. Também solicitamos o apoio da polícia porque os brigadistas estavam correndo risco, pois quando estavam tentando conter as chamas poderiam ficar "presos" em meio ao fogo se fosse incendiada outra parte", disse Falleiro ao G1. Ao todo, desde o mês passado, houve 17 incêndios na região que pertence aos índios da etnia xavante. O território foi integralmente desocupado no início deste ano após determinação da Justiça, que reconhecer a área como sendo pertencente aos indígenas e não aos agricultores que permaneceram no local por cerca de 20 anos.

Área foi alvo de briga judicial entre índios e posseiros (Foto: Centro Especializado Prevfogo/ IBAMA)
 




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/9466/visualizar/