ONU nomeia outro brasileiro para comandar força de paz no Haiti General José Luiz Jaborandy Júnior substituirá Edson Leal Pujol. Oficial atuou na Amazônia e até então estava no comando de área no PA.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira (13), em Nova York, a nomeação do general de divisão brasileiro José Luiz Jaborandy Júnior como novo comandante militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), que é chefiada pelo Brasil desde sua criação, em 2004.
O general Jaborandy substituirá o também brasileiro general de divisão Edson Leal Pujol , que completa um ano no cargo. A troca será realizada, conforma anunciaram as Nações Unidas no Brasil, no próximo dia 15.
O secretário-geral da ONU agradeceu o general Leal Pujol pelos serviços prestados onde, segundo Ban, "sua dedicação, profissionalismo e liderança contribuíram muito para os esforços da ONU para a estabilização no Haiti".
Nascido em 1958, o general Jaborandy é casado e ingressou no Exército brasileiro em 1976. Ele foi promovido a general de divisão em novembro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff.
Como general de brigada, esteve à frente da 2ª Brigada de Infantaria de Selva de 2010 a 2011, sendo então nomeado chefe de Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, servindo em Manaus. Após ser promovido a general de divisão, assumiu o comando da 8ª Região Militar, em Belém (Pará).
O general possui formação no Instituto de Estudos Superiores Militares de Portugal, atuou como assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército e foi observador militar do Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central (Onuca) em 1991 e da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador (Onusal) em 1992.
O Brasil está no Haiti desde 2004, atuando em uma missão de paz composta por mais de 20 países que contribuem para a manutenção da segurança no país caribenho.
Comentários