Distrito mineiro vai ao Facebook para pedir emancipação
Moradores do distrito de São José do Almeida, na região metropolitana de Belo Horizonte, fazem campanha no Facebook para que a cidade se torne município. Atualmente a cidade que tem 6.000 habitantes faz parte de Jaboticatubas.
Na cidade faltam serviços básicos. Para conseguir ir a uma agência lotérica ou à um banco, por exemplo, é preciso percorrer 16 km em uma estrada de terra que liga o distrito à sua sede. Só há uma escola e uma unidade de saúde pequena. Além disso, das quatro maiores operadora de telefone do país, apenas uma funciona no distrito.
O transporte público também é escasso. Os ônibus só circulam em dias úteis e nos sábados. Uma das moradoras da cidade, Sheilla Valentin reclama que há poucas alternativas, se alguém quiser sair da cidade em um domingo.
— Você tem três opções: ou vai de jegue, anda 16km a pé ou pede socorro para um vizinho.
Para melhorar a infraestrutura, os moradores de São José do Almeida querem que a cidade saia da condição de distrito e ganhe o status de município. Foi criada até mesmo uma página no Facebook pedindo a independência da cidade. O vice-prefeito, Umbelino Dias apoia a iniciativa.
— A emancipação seria fundamental para o desenvolvimento do lugar. É viável.
O projeto de lei que transforma São José do Almeida em municípios está parado no Congresso Nacional. O municípios de Jaboticatubas afirmou que vai apurar se é viável o aumento de linhas de ônibus para o distrito.
Comentários