Vagner alerta sobre necessidade de mutirão para garantir escoamento da produção
Buracos, atoleiros, caminhões avariados, escoamento da produção comprometido, prejuízos. O cenário das últimas semanas em Tangará da Serra e em todo o estado de Mato Grosso anuncia sérios reflexos na economia para este ano.
O vereador Vagner Constantino Guimarães – popular Professor Vagner, do PSDB – afirma que a situação é mais grave do que aparenta ser e alerta ao governo do Estado e à administração municipal sobre a necessidade de um mutirão para garantir condições mínimas de trafegabilidade e escoar o gado, os frangos dos aviários e o que sobrou das lavouras do município.
O representante tucano percorreu grande parte das localidades do interior e aponta várias situações críticas, como na divisa do distrito de Progresso com o município de Santo Afonso, proximidades da Gleba União, e nas MT’s 240 (trecho Progresso/Pecuama/Santo Afonso), 339 (Calcário/São Jorge/Triângulo); e na MT-480. Vagner cita também pontos de estragulamento em estardas de várias localidades, como Água Branca, Assentamento Nossa Senhora Aparecida, Aterro, Bezerro Vermelho, Canta Galo, Gleba Amor, Gleba Aurora, Gleba Palmital e Pé de Galinha.
Diante da situação caótica – conta o vereador -, vários produtores se utilizam de recursos próprios para assegurar um mínimo de trafegabilidade. “Há muitos produtores usando seus tratores e pás-carregadeiras nos pontos críticos. Eles sentem-se sozinhos e não vêem outra saída que não seja arrumar por conta”, relata.
Vagner reconhece que o grande volume de chuvas desde o mês de fevereiro é a causa dos prejuízos. Ele, porém, sustenta que faltou mais atenção dos poderes para ao menos minimizar os efeitos da chuvarada. “Sabemos que os problemas são as chuvas, mas faltou uma melhor manutenção, tanto do governo como do município”, disse, lembrando que os produtores estão dispostos a firmar paceria. “Os produtores querem escoar a produção e aceitam parceria com o poder público, seja com o governo, seja com a prefeitura. É preciso um mutirão, pois pior que perder pela chuva é perder por não poder escoar por falta de infraestrutura”, completou o edil.
Outro detalhe lembrado por Professor Vagner é que há promessas que não foram cumpridas. Ele cita, como exemplo, a MT-240, que leva ao muncípio de Santo Afonso e passa por várias regiões produtoras de Tangará da Serra. “Lembro bem. O governo prometeu que asfaltaria a estrada, ainda na campanha de 2010. Estamos esperando até hoje”, criticou.
INDICAÇÃO – Na sessão ordinária da última terça-feira (11.03), o vereador Vagner Constantino apresentou indicações voltadas a providências para trabalhos de recuperação tanto no interior como na área urbana.
Ao deputado federal Nilson Leitão (PSDB), Vagner indicou a disponibilização de recursos de emenda parlamentar e ações via ministérios. Já ao Executivo Municipal, o vereador tucano indicou a elaboração de um plano especial para restauração da malha viária urbana e também nas estradas da zona rural que são de responsabilidade do município.
Comentários