Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sábado - 08 de Março de 2014 às 18:09
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O plantio do milho safrinha está atrasado em Mato Grosso Ainda falta semear um quarto da área prevista. Para recuperar o tempo perdido, tem produtores cultivando o grão até debaixo de chuva forte. A situação se repete nas principais regiões produtoras do estado.

Mais de 800 mil hectares devem ser cultivados fora do período considerado ideal, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com o atraso, a plantação deve entrar na fase que mais precisa de água justamente na época mais seca do ano. Comprometendo a formação das espigas e o enchimento dos grãos, afetando a produtividade. As lavouras de milho devem ocupar mais de 3,2 mil hectares em Mato Grosso, com uma produção de 17 milhões de toneladas.

Em uma fazenda em Nova Mutum, a 269 quilômetros de Cuiabá, o produtor faz uma tentativa frustrada de avançar com o cultivo do milho safrinha. "O plantio segue até quando o trator começa a puxar”, relata o operador de máquinas Evaldo Leiva. Em várias ocasiões é preciso parar de semear antes mesmo do esperado, devido o excesso de umidade no campo.

Em outra fazenda, 30% dos 2,8 hectares reservados para o milho ainda não foram semeados. Falta colher lavouras de soja para dar sequencia ao plantio do cereal. “Tava tudo programado para plantar dentro da janela, que a janela boa pra se plantar a safrinha de milho é até 20 de fevereiro, e infelizmente nós não conseguimos", conta o gerente de produção Luiz Divino.






Fonte: Agrodebate

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/93900/visualizar/