Internet já é segundo meio de comunicação preferido pelos brasileiros, segundo pesquisa
A internet está presente em 47% dos lares brasileiros e é o terceiro meio de comunicação mais acessado pelos brasileiros, segundo Pesquisa de Mídia divulgada nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. No entanto, a internet ocupa o segundo lugar na preferência dos entrevistados, atrás da televisão.
Quando questionados sobre qual o veículo de comunicação preferido, 76,4% dos entrevistados responderam que preferem a televisão. A internet já vem em segundo lugar: 13,1% dos brasileiros citam a rede como meio de comunicação preferido. Entre os mais jovens — 16 a 25 anos — a preferência pela internet sobe e chega a 25%, enquanto a televisão cai para 70%.
A primeira edição da pesquisa ouviu 18.312 brasileiros de 848 municípios dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. O levantamento foi realizado em duas rodadas, a primeira no mês de dezembro de 2012 e a segunda em fevereiro de 2013 por 200 pesquisadores.
Entre os entrevistados, 53% nunca acessaram ou não costumam acessar a internet, já 26% acessam diariamente. Entre os jovens com menos de 25 anos, 77% têm contato com a internet, pelo menos, uma vez por semana.
A maioria dos entrevistados, 84% ainda acessam a rede por computador, enquanto 40% costumam navegar pelo celular e 8% utilizam tablets.
O acesso cresce à medida que sobe o grau de escolaridade. Enquanto 87% dos entrevistados com nível superior acessam a internet, apenas 8% daqueles que estudaram até a 4ª série navegam com a mesma frequência.
Quanto maior a cidade, maior o acesso à rede. Enquanto 34% dos entrevistados que moram em cidades com menos de 20 mil habitantes usam a internet pelo menos uma vez por semana, 56% dos que responderam à pesquisa e dizem usar com mais frequência estão em grandes centros urbanos.
Segundo a pesquisa, 97% dos brasileiros assistem TV, 61% ouvem rádio, 47% acessam internet, enquanto 25% leem jornais e 15%, revistas. De segunda a sexta-feira, 80% dos entrevistados preferem ver na TV programas jornalísticos.
Comentários