Por negócios e articulação, Maggi se licencia do Senado; Cidinho assume Suplente Cidinho assume por 6 meses; candidatura de senador volta a ser especulada
O senador Blairo Maggi (PR) vai se licenciar do mandato na próxima quinta-feira (13), e seu primeiro suplente Cidinho dos Santos (PR) assumirá o cargo por seis meses.
Nesse período, Maggi deve se dedicar aos negócios e também às articulações políticas com vistas às eleições de outubro.
Nos bastidores, comenta-se que Maggi já admite avaliar a possibilidade de sair candidato a governador nas eleições deste ano, como uma alternativa capaz de unir toda a base governista e com força suficiente para enfrentar o virtual candidato da oposição, o senador Pedro Taques (PDT).
Cidinho, porém, afirma não ter visto mudança nos plano do senador, que sempre refutou a possibilidade de entrar, pela terceira vez, na corrida pelo Palácio Paiaguás.
“Eu conversei rapidamente com o Blairo, depois que ele voltou de Cuba com o Lula, mas acho que ele não mudou de ideia. Ele não deve ser candidato”, disse.
No mês passado, Maggi viajou com ex-presidente Lula (PT) a Cuba. Ele compôs a comitiva para compartilhar com os cubanos a experiência brasileira na produção de soja, de modo a ajudar na melhoria da produtividade nas plantações na terra de Fidel Castro.
O presidente regional do PR, deputado federal Wellington Fagundes, lembrou, em entrevista ao MidiaNews, que Lula gostaria de ver o senador novamente como governador de Mato Grosso.
Porém, ele garantiu que não vai pressionar o ex-governador a disputar um terceiro mandato, já que Maggi resiste entrar nessa disputa.
De prontidão
Cidinho afirmou, ainda, os planos de que ele próprio saia candidato ao Governo estão "em stand by" (de sobreaviso).
O suplente recebeu o apoio de diversos líderes do interior do Estado, que veem nele um sucessor e possível herdeiro político de Blairo Maggi.
“O PR já tem um pré-candidato a governador, o Maurição Tonhá [ex-prefeito de Água Boa]. Então, meu projeto está em stand by. Mas, vamos debater tudo isso na reunião do PR, que deve ser na semana que vem. O Blairo também vai participar dessa reunião”, disse.
Senado
Essa será a segunda vez que Cidinho assumirá uma cadeira no Senado. A primeira foi em 2012, quando Maggi se licenciou também por seis meses.
Ele já foi prefeito de Nova Marilândia (392 km a Médio-Norte de Cuiabá) e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e tem forte atuação junto aos municípios.
O suplente afirmou que, no Senado, pretende focar sua atuação nas demandas da pauta municipalista e do setor produtivo, além de dar continuidade aos projetos de Maggi.
Comentários