Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Março de 2014 às 10:10
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O Parlamento da Crimeia tem o direito de convocar um referendo sobre o futuro da região e, se a população decidir aderir à Rússia, a câmara alta do Parlamento russo vai endossar a decisão, disse a presidente da Casa nesta sexta-feira.

Subestimando as especulações de que a Rússia estaria planejando invadir o restante da Ucrânia, Valentina Matviyenko declarou apoio à decisão do Parlamento local da região do sul da Ucrânia de realizar um referendo sobre a adesão à Rússia em 16 de março.

"Sem dúvida, o Parlamento da Crimeia, como uma autoridade legítima, tem o direito soberano dos povos de determinar seu futuro", disse Valentina Matviyenko, chefe do Conselho da Federação Russa, saudando uma delegação da Crimeia com a presença do novo líder apoiado por Moscou. "Se o povo da Crimeia tomar a decisão em um referendo de aderir à Rússia, nós, como câmara alta, vamos obviamente apoiar essa decisão", completou.

O Parlamento da Crimeia, região estratégica no sudeste da Ucrânia com 60% de sua população se identificando como russa, convocou a votação em meio a uma crise internacional desatada pela decisão de Moscou de enviar tropas para a península após a queda do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovych no dia 22. Ele foi deposto pelo Parlamento depois de três meses de protestos iniciados em novembro por sua decisão de se aproximar da Rússia em vez de assinar um acordo comercial com a UE.






Fonte: Último Segundo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/93859/visualizar/