Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 06 de Março de 2014 às 09:22
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


Sete partidos lançarão a pré-candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao Governo do Estado, em ato que deve acontecer entre os dias 20 e 30 deste mês.

A decisão foi tomada em reunião nesta quarta-feira (5), no Hotel Gran Odara, em Cuiabá. 

Participaram do encontro representantes do PDT, PSB, PSDB, DEM, PPS, PV e PTB.

Uma das novidades é a adesão oficial do PTB ao grupo. Até então, o partido não participava oficialmente do bloco, e estava apenas em fase de aproximação com o grupo de Taques.

“Foi criado um comitê para organizar essa pré-campanha, do qual eu faço parte, juntamente com outros companheiros. E, junto com os presidentes dos partidos, teremos a responsabilidade de continuar a construir essa candidatura e essa pré-campanha que vai até as convenções”, informou o prefeito de Cuiabá e presidente regional do PSB, Mauro Mendes

O prazo para realização das convenções e definição dos candidatos é até o dia 30 de junho.

Um dos imbróglios a serem resolvidos no período é a formação da chapa majoritária, com os candidatos a vice-governador e senador e seus suplentes.

A vaga do Senado está especialmente disputada, com o PTB e o DEM declarando abertamente que querem emplacar a ex-senadora Serys Slhessarenko e o senador Jayme Campos, respectivamente, como candidatos.

“Decidimos que todos com pré-candidatura colocadas, ou que desejam colocar, terão livre espaço para continuar a construção dos seus projetos. Em algum momento antes das convenções vamos definir um critério e uma data para escolher quem vai compor a chapa majoritária”, disse Mendes.

Uma das missões do grupo, nesse período, será tentar ampliar o arco de alianças que sustenta o nome de Taques, buscando a adesão de siglas como o PR e o PP.

Os dois partidos, atualmente, estão no grupo que pretende lançar um candidato governista. Porém, o PR vem “flertando” com o grupo de Taques desde o ano passado, e o PP dá sinais que quer negociar.

Chapa não interfere

Já as chapas proporcionais serão montadas naturalmente com o tempo, de acordo com o prefeito, e não vão interferir na formação da chapa majoritária. 

Mauro Mendes minimizou a formação de um bloco “independente” pelo PSDB, DEM e PTB, que pretendem montar uma chapa de candidatos a deputado. 

“Essa discussão das coligações proporcionais será trabalhada nos próximos meses. Existem alguns alinhamentos e conversas avançadas de presidentes destes partidos, mas dentro do grupo estamos priorizando a construção da candidatura do Taques e o resto vai acontecer naturalmente. Todos os partidos vão tentar composições que melhorem a capacidade de eleger seus representantes, mas isso não interfere na majoritária”, afirmou. 






Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/93765/visualizar/