Insatisfeito com seu desempenho sexual? Sexóloga explica soluções
No início do relacionamento, tudo são flores. Mas conforme o tempo passa, a excitação constante dá lugar à realidade e ao cotidiano. E consequentemente, em grande parte dos casos, o dia a dia silencia o diálogo que antes era tão agradável – e necessário. Sem a intimidade, as relações sexuais tornam-se menos frequentes e insatisfatórias – seja pela pressa, pala falta de estimulo ou disposição.
Uma pesquisa realizada com 1.004 brasileiros pela Durex Global Sex Survey mostrou que 51% dos entrevistados estão insatisfeitos com sua vida sexual. Os participantes da pesquisa eram homens e mulheres com idades entre 18 e 65 anos. Além disto, 62% dos homens relataram dificuldades em manter a ereção e apenas 22% das mulheres conseguem chegar ao orgasmo em todas as relações sexuais.
Por conta destes resultados, a sexóloga e consultora da linha de produtos eróticos Hot Flowers, Fabiane Dell’Antonio, explica alguns pontos que podem ajudar no desempenho sexual, seja de casais com relacionamento de longa data, seja pessoas que ainda estão se conehcendo. De acordo com ela, a insatisfação sexual é reflexo dos que as pessoas fazem de errado constantemente.
“O ponto principal para a melhora do desemprenho sexual é aumentar ou mesmo iniciar um diálogo sobre sexo com o companheiro. É necessário expor o que cada um gosta ou não, suas preferências e necessidade de inovações e suas dificuldades. Outro erro comum é a falta do autoconhecimento individual, especialmente entre as mulheres”, pontua Fabiane.
Além da falta de diálogo, a sexóloga ainda destaca que as preliminares são importantes para melhorar o sexo entre o casal. Com essas “brincadeiras” e provocações sensuais, é possível se conhecer melhor e consequentemente proporcionar mais prazer ao companheiro e a si próprio.
Caso o casal não seja adepto das preliminares é importante que isso seja conversado antes e que um dos dois tenha essa iniciativa de mudanças. “Para um bom começo sem assustar o parceiro, indico a princípio a realização de massagem no corpo do outro, e que o casal sempre se beije, pois o beijo deixa a relação mais íntima e facilita a excitação para ambos”, recomenda.
Outro problema que normalmente acontece entre os casais é que muitas pessoas ainda sentem-se inibidas com produtos como géis, lubrificantes e vibradores, até porque há grande desconhecimento da população em relação aos benefícios destes produtos para a melhora do prazer e da intimidade do casal.
Por fim, conversar e se abrir com o parceiro é sempre o melhor caminho para não deixar com que o bom desempenho do casal se abale, até porque, sexo além de ser muito prazeroso, quando praticado com segurança, combate o estresse, melhora o humor, favorece a felicidade e melhora o desejo sexual do casal.
Comentários