Rússia chama de volta a Moscou seu embaixador na Ucrânia
A Rússia anunciou neste domingo (23) que chamou de volta a Moscou seu embaixador na Ucrânia para consultas sobre a "deterioração da situação" em Kiev, um dia depois da deposição do presidente Viktor Yanukovich.
"Devido à deterioração da situação na Ucrânia e a necessidade de uma análise detalhada da situação, a decisão foi tomada de chamar o embaixador da Rússia na Ucrânia para consultas em Moscou", dizia uma declaração do governo russo.
Neste domingo, o presidente em exercício da Ucrânia, Oleksander Turchinov, tinha dito que o país estava pronto para conversar com a liderança da Rússia para tentar melhorar as relações, mas deixou claro que a volta de Kiev à integração europeia é a prioridade. Aliado da líder opositora Yulia Tymoshenko, o presidente interino é vice-líder do seu partido Pátria.
Neste sábado, o Parlamento Ucraniano determinou a destituição do presidente Viktor Yanukovich, considerado constitucionalmente inábil para prosseguir em suas funções, e marcou novas eleições para o dia 25 de maio. A decisão foi tomada após o presidente deixar Kiev e seguir para o interior do país.
Comentários