Conta de água terá folheto com dicas para evitar desperdício em Piracicaba
Folhetos com dicas de redução do consumo de água serão enviados aos moradores de Piracicaba (SP) junto com a conta mensal do abastecimento, informou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
A campanha visa diminuir o desperdício e evitar racionamento, já que o Rio Corumbataí está com nível baixo em razão da falta de chuvas e das altas temperaturas.
Segundo o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, a situação atual é "delicada". O manancial é responsável por 90% da água distribuída na cidade (o restante vem do Rio Piracicaba).
Os folhetos relatam procedimentos básicos para a redução do consumo no cotidiano doméstico: banho (feche o registro ao se ensaboar); louça (se ensaboe com torneira fechada); descarga (regule e conserte vazamentos); carro (lave com balde); roupas (acumule e ensaboe com torneira fechada); calçada (evite usar mangueira).
Baixa vazão
Na sexta-feira (21), o Rio Corumbataí apresentava vazão estável de 6.000 litros por segundo, mas chegou a 4.500 litros por segundo na semana anterior. No último dia 5, o volume era de 10 mil litros por segundo, ou seja, caiu 40%. O Semae capta atualmente 1.520 litros por segundo do manancial, segundo informações da Prefeitura.
Situação delicada
"O momento é delicado e a população precisa estar consciente de que toda colaboração é bem vinda para que possamos atravessar essa fase difícil. Cada um precisa fazer a sua parte", relatou o presidente do Semae. Em nota, a Prefeitura informou que a campanha é de conscientização e que, por enquanto, o racionamento de água está descartado na cidade.
Comentários