Obesidade infantil: consumo precoce de carboidratos é uma das causas
Maus hábitos alimentares iniciados cada vez mais cedo, somados ao sedentarismo, são os principais responsáveis pelo aumento da obesidade infantil no Brasil, segundo Pedro Assed, endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “Cada vez mais cedo as crianças são apresentadas a alimentos gordurosos ou com muito carboidrato, como bolo, pão doce, batata frita e biscoito recheado, e com adição de açúcares”, diz o especialista.
As consequências da obesidade infantil são as mesmas sofridas por um adulto: alterações dos níveis de colesterol, hipertensão arterial sistêmica, problemas articulares, Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e diversos problemas cardiovasculares.
Para evitar que os pequenos sofram desses males, é importante que os pais adquiram hábitos de vida saudáveis para dar o exemplo aos filhos. “As crianças, inconscientemente, copiam o comportamento alimentar dos pais e parentes próximos. É necessário que os responsáveis se conscientizem e mudem seus hábitos para evitar que a criança se torne um adulto obeso”, ressalta. Além da alimentação, os exercícios físicos também são essenciais e devem ser praticados desde a infância.
Como controlar, de forma saudável, a alimentação das crianças
Os pais devem estar atentos para não ceder às pressões nem às chantagens dos filhos. “É importante impor limites e cobrar disciplina alimentar dos pequenos”, diz Pedro Assed. Mas como fazer isso? “Não compre, por exemplo, biscoitos recheados, pizzas, hambúrgueres e batatas fritas com frequência. Evite também levar os filhos para fazer compras de mês no supermercado, já que eles querem sempre comprar guloseimas”, sugere o endocrinologista.
Outra medida que parece simples, mas contribui para a disciplina alimentar, é não deixar que as crianças se alimentem enquanto assistem televisão ou jogam videogame. “Barganhas e promessas baseadas em comida também devem ser evitadas, como por exemplo: ‘Se você fizer o dever de casa eu te levo para comer pizza e sorvete esta semana’”, conta.
Pediatra tira dúvidas sobre erros mais comuns na alimentação infantil
Na escola, os hábitos alimentares saudáveis também devem ser seguidos. Sempre que possível, prepare o lanche da criança, em vez de dar dinheiro para que ela se alimente na cantina. “Seria importante que as escolas se comprometessem com o problema da obesidade infantil e proibissem a venda de salgados e frituras para as crianças em idade escolar. Mas somente uma fiscalização e cobrança dos pais podem ser eficazes para que as escolas se adaptem aos novos tempos”, diz o especialista.
Comentários