Estreia de filmes no Brasil muda de sexta para quinta-feira Segundo a Feneec, objetivo é aproveitar o boca a boca para fim de semana
O dia padrão para a estreia de filmes nos cinemas do Brasil vai mudar de sexta para quinta-feira a partir de 13 de março, informa nota divulgada nesta sexta-feira (21) pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec). A alteração tem como objetivo aumentar o público às quintas, considerado fraco, e ter um dia a mais para aproveitar o boca a boca.
A decisão foi tomada após uma negociação entre exibidores e distribuidores, que durou meses e "quebra uma tradição de mais de 20 anos de lançamentos na sexta", diz um trecho do comunicado. Filmes como "Refém da paixão", com Kate Winslet; o brasileiro "Alemão", estrelado por Cauã Reymond; e "Need for speed", da Disney, vão ser os primeiros a terem seus lançamentos oficiais na quinta.
O presidente da Feneec, Paulo Lui, justifica a mudança citando a concorrência com outras formas de diversão. "Quinta é um dia já consagrado no hábito brasileiro como o primeiro dia de entretenimento fora de casa. E o cinema estava perdendo esse público ávido por diversão para outras opções de lazer", afirmou ao Filme B. Países como Alemanha, Rússia, Austrália, Argentina, Peru, Bolívia e Chile já usam a quinta-feira como dia de estreias nos cinemas.
De acordo com a Feneec, ainda não há um consenso entre os exibidores sobre os preços praticados nesse novo dia de estreias e essa decisão ficará a cargo de cada rede de cinemas. "Quinta já não era um preço promocional. Agora, a tendência é que se estabeleça o preço cheio, mas talvez as promoções devam ser ampliadas para o período de segunda a quarta", declarou Bruno Wainer, da Downtown, ao Filme B.
Comentários