Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sexta - 21 de Fevereiro de 2014 às 10:10
Por: *JOSÉ ANTONIO LEMOS DOS SANTOS

    Imprimir


O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, anunciou nesta sexta-feira a realização de eleições presidenciais antecipadas e prometeu formar um governo de unidade nacional em uma tentativa de pôr fim a uma crise que deixou dezenas de mortos e centenas de feridos nesta semana.

Não houve declarações imediatas dos líderes da oposição, que estão reunidos. Autoridades europeias fizeram a ressalva de que ainda é muito cedo para declarar um avanço em um impasse que mergulhou o país em sua violência mais mortal desde que conseguiu a independência da União Soviética, há 25 anos.

Em uma declaração em seu site, Yanukovych disse que começaria o processo para as eleições antecipadas, mas não deu nenhuma data. Ele também prometeu fazer mudanças constitucionais que reduzam seus poderes, uma demanda-chave da oposição. O anúncio foi feito depois de negociações que duraram toda a noite com a oposição e três ministros da União Europeia (UE) para resolver a crise.

Yanukovych e os manifestantes da oposição que reivindicam sua renúncia estão presos em um impasse sobre a identidade da nação de 46 milhões de habitantes, cujas lealdades estão divididas entre Rússia e o Ocidente. Partes do país – principalmente na região ocidental – declararam revolta contra o governo ucraniano no final de novembro, depois que ele abriu mão de um acordo há muito tempo esperado com a UE em troca de um pacote de resgate de US$ 15 bilhões da Rússia.

Os manifestantes avançaram contra as linhas policiais no centro da capital da Ucrânia na quinta-feira, fazendo franco-atiradores do governo disparar e matar dezenas. Oleh Musiy, o principal coordenador médico dos manifestantes, disse que ao menos 70 foram mortos na quinta, dia que também deixou 500 feridos. O Ministério do Interior afirmou que três policiais foram mortos e outros 28 foram feridos por disparos.

O Ministério da Saúde, porém, afirmou em seu site que 77 morreram entre terça-feira, quando a violência começou, e a manhã desta sexta. A nota também afirmou que os confrontos deixaram 577 feridos, com 369 deles tendo sido internados. Não há como verificar nenhum dos totais de mortos de forma independente.






Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/93365/visualizar/