Consórcio vai interditar Ponte Júlio Müller para obra do VLT Bloqueio está previsto para esta semana, segundo a Secretaria da Copa
Motoristas que usam a Ponte Júlio Müller diariamente para trafegar de Várzea Grande para Cuiabá deverão mudar de rota a partir desta semana, devido ao bloqueio da pista para o avanço na construção da ponte que está sendo construída no local, como parte das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A interdição estava prevista para ocorrer na última terça-feira (18), mas precisou ser adiada, devido a uma erosão que ocorreu na Avenida Beira-Rio, durante a realização de obras de drenagem, próximo ao Aquário Municipal.
A via, segundo o assessor de Mobilidade da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Josemar Sobrinho, deverá ser usada como desvio do tráfego após o bloqueio da ponte ser feito.
“Os ônibus que circulam de Várzea Grande para Cuiabá precisam da avenida em condições para suportar o fluxo. Enquanto há essa situação na Beira-Rio, os ônibus seguem circulando pela ponte”, afirmou, em entrevista ao MidiaNews.
De acordo com Sobrinho, assim que a interdição for feita, a rota do transporte coletivo será voltar pela Avenida da FEB, em Várzea Grande, subir na rua próximo à Avenida Dom Orlando Chaves, passar pela Rua Sarita Baracat e descer para Cuiabá pela Ponte Maria Elisa Bocaiúva (Ponte Nova).
O mesmo trajeto deverá ser feito pelos motoristas que seguem em direção à Capital, que, além da Ponte Nova, poderão fazer o acesso pela Ponte Sérgio Motta.
Para quem faz o caminho contrário – de Cuiabá para Várzea Grande –, a Ponte Júlio Müller estará liberada para o tráfego, mas terá que mudar de pista logo após um trecho de aproximadamente 500 metros, devido às obras de drenagem já iniciada na Avenida da FEB, desde a semana passada.
O acesso local será mantido apenas para os moradores da região ou acesso ao comércio.
Interdição
De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela execução obra, o bloqueio é necessário para que tenha início o lançamento de vigas pré-moldadas na nova ponte.
Além disso, o consórcio também deverá começar o trabalho de reforço na estrutura da ponte existente para implantação da via permanente do VLT e avançar na execução da drenagem na Avenida da FEB, em Várzea Grande.
Segundo o consórcio, a construção da nova ponte está em estágio avançado, com as etadpas de fundação e mesoestrutura finalizadas. Após o lançamento das vigas, deverão ser executados o tabuleiro (laje), pavimento e a instalação das barreiras new Jersey e guarda-corpos.
A ponte está sendo construída do extremo lado direito (sentido Várzea Grande-Cuiabá) e tem cerca de 350 metros de comprimento. Depois de pronta, ela deverá ser usada por quem vem para a Capital, enquanto a pista central será destinada à passagem do VLT.
A ponte que hoje é usada pelo fluxo que sai de Cuiabá para Várzea Grande não sofrerá alterações, recebendo apenas reforço na estrutura para suportar a via permanente e o trânsito futuro.
Rotas alternativas
Várzea Grande-Cuiabá
O motorista que sai da região do Cristo Rei com destino a Cuiabá deve ficar atento, uma vez que a Avenida da FEB está interditada próximo ao Posto Top (de combustíveis).
Uma das opções quem restam é fazer o retorno na rotatória existente na avenida no entroncamento com a Rua Vereador Abelardo de Azevedo, no bairro Construmat, voltar pela FEB (em direção ao Zero Km) para acessar a Rua Sarita Baracat, no bairro Ponte Nova.
Na sequência, o motorista deverá virar à esquerda na Rua do Lambari e à direita na Avenida Dom Orlando Chaves, para então acessar a Ponte Nova, em direção à Avenida Miguel Sutil.
Outra opção para seguir no sentido Aeroporto-Cuiabá é passar pela ponte Sérgio Motta, pegando o desvio existente pela Avenida 31 de Março, no bairro da Manga, pela Rua Professora Izabel Pinto e Avenida Dom Orlando Chaves, em direção à Avenida Doutor Paraná, e, então, à ponte Sérgio Motta.
Segundo o consórcio, algumas ruas terão sentido invertido, como é o caso da Travessa Independência, no bairro Alameda, que terá sentido único até a Rua Lucio Frutoso (mão dupla), onde o motorista poderá entrar à esquerda e chegar à Alameda Júlio Muller, onde deverá virar à esquerda novamente para retornar à Avenida da FEB e seguir em direção à Ponte Nova.
Cuiabá-Várzea Grande
A passagem pela Ponte Júlio Müller no sentido Cuiabá-Várzea Grande está mantido. Porém, após a passar pela estrutura o fluxo de veículos será conduzido para a pista contrária, retornando para a pista original na altura do Posto Top.
Segundo o consórcio, essa alteração no trânsito da Avenida da FEB também permitirá a continuidade das obras de drenagem no lado esquerdo da via (sentido Cuiabá-Várzea Grande).
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