Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Domingo - 16 de Fevereiro de 2014 às 10:32
Por: acadêmicos do curso de administração da Anhanguera

    Imprimir


O levantamento foi publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra um aumento na produção agrícola brasileira. Para o Tocantins, a estimativa é que a safra 13/14 tenha um aumento de 11% com relação à anterior, com destaque para a produção de soja.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Junior Marzola, a crescente produtiva pela qual o Tocantins vem passado nos últimos anos é baseada em ações coordenadas de incentivo, além da estabilidade pluviométrica do Estado.

Segundo a estimativa da Conab, a área plantada do Tocantins deverá crescer em torno de 11%, em comparação com o período 12/13. Conforme a entidade, no ano passado o Tocantins cultivou grãos em uma área de 813,9 mil hectares e, para 2014, a estimativa é que sejam plantados mais de 903 mil hectares. Já em produção, o crescimento será ainda mais acentuado, chegando a 15,9% em relação à safra 2012/2013. A estimativa é que a produção suba das 2,6 milhões de toneladas registradas no ano passado, para pouco mais de 3 toneladas em 2014.

“Com relação a estes dados, nós acreditamos que é fruto de um trabalho consolidado dos últimos três anos, além do emprego de tecnologias, o aumento de 5% nos incentivos à produção, aliados à nossa estabilidade das chuvas. Nos últimos anos registramos incidências de chuvas em algum período em todas as regiões do Tocantins”, frisou o secretário da Agricultura e Pecuária.

O destaque da produção agrícola do Estado mais uma vez é a soja. A oleaginosa vem sendo o principal foco da produção e da exportação tocantinenses e, para a safra 2013/2014, tudo indica que deverá permanecer como o carro-chefe da agricultura do Tocantins. Conforme os dados da Conab, a área plantada com o grão deverá aumentar em torno de 17,7% na safra atual, chegando a 650 mil hectares de terras cultivadas. Já a produção poderá aumentar em até 28,4%, atingindo a marca de 1,97 milhão de toneladas colhidas.

“E o mais importante é que municípios que não eram produtores de soja começaram a plantar e a colher. Casos de Pau d’Arco e Ananás, onde registramos as primeiras propriedades em uma região onde sempre teve uma grande força na pecuária. Além disso, existem grandes produtores chegando e o Estado continua incentivando os que já estão aqui”, completou Marzola.

Uma cultura que começa a ganhar espaço, no entanto, é o algodão em caroço que registrou uma estimativa de aumento superior a 42% em sua área plantada. Segundo a Conab, a cultura poderá chegar, em 2014, a 8,5 mil hectares e área cultivada e uma produção de mais de 30 mil toneladas. Para o chefe da Seagro, a liberação de cultivo de algodão transgênico e a grande procura pelo produto incentivaram esta expectativa. “A liberação da produção de algodão transgênico influenciou tanto quanto o aumento da valorização do algodão no mercado internacional”, frisou.

Localização estratégica

Mais uma vez a localização estratégica do Tocantins é levada em consideração quando o assunto é atração de novos investimentos, também no setor rural. A proximidade com o porto de Itaqui somada à qualidade da soja cultivada no Estado, se torna um fator de fortalecimento do setor. “Nossa soja tem qualidade semelhante à cultivada em Cascavel. Mas aqui nós temos uma grande vantagem na hora de exportar que é a proximidade com o porto de Itaqui, que nos dá cerca de nove mil milhas náuticas de proximidade da Europa e dos Estados Unidos”, pontuou.






Fonte: IBGE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/93028/visualizar/