Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Quarta - 12 de Fevereiro de 2014 às 14:32
Por: acadêmicos do curso de administração da Anhanguera

    Imprimir


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse na terça-feira (11) ter pedido à França que considere o envio de mais tropas para a República Centro-Africana, porque a resposta internacional à crise naquele país "ainda não corresponde à gravidade da situação".

Ban disse que a violência entre cristãos e muçulmanos continuou a piorar e ele estava com a preocupação de que a violência na antiga colônia francesa possa escalar e levar a um genocídio.

Quase 1 milhão de pessoas, ou um quarto da população, foi deslocada pelo conflito desde que o grupo rebelde Seleka, em maior parte muçulmano, tomou o poder em março do ano passado no país de maioria cristã. Pelo menos 2 mil pessoas foram mortas.

"A brutalidade sectária está modificando a demografia do país", disse Ban a repórteres. "Nós devemos fazer mais para prevenir mais atrocidades, proteger os civis, restaurar a lei e a ordem, prover ajuda humanitária e manter o país unido", disse.

"A resposta internacional deve ser robusta com uma mobilização de forças credível... deve ser rápida se quisermos prevenir o pior dos cenários", disse Ban, que está marcado para se reportar ao Conselho de Segurança da ONU em março sobre opções para transformar a atual força de paz da União Africana em uma operação da ONU.

A França enviou tropas com 1,6 mil homens para a República Centro-Africana em dezembro para auxiliar cerca de 5 mil membros da força de paz da União Africana, enquanto a União Europeia também concordou em enviar em torno de 500 homens.

Ban disse que a presidente interina da RCA, Samba-Paza, fez uma solicitação formal por uma operação da ONU, mas acrescentou que mesmo que o envio da força de paz da ONU pareça "cada vez mais necessário", iria demorar.

"Eu peço à União Europeia para acelerar o envio de sua operação militar", disse ele. "Falei ontem com o chanceler francês, Laurent Fabius, e pedi à França que considere o envio de tropas adicionais, estou pedindo a outros Estados membros para também contribuir."






Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/92739/visualizar/